Relações Entre Filosofia E Teologia
Casos: Relações Entre Filosofia E Teologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samuca83 • 11/11/2014 • 266 Palavras (2 Páginas) • 420 Visualizações
Relações entre filosofia e teologia
Se nos debruçarmos na longa discussão tillichiana quanto à relação entre teologia e filosofia, parece ficar claro que não faz sentido fazer a pergunta “quem está certa, a teologia ou a filosofia?”. Oque devemos fazer, como em todo fenômeno relacional, é verificar o momento ou a importância do tipo de relação à que as duas ciências estão submetidas de época para época e com quais critériospodemos fazer tal verificação. Talvez a maior importância de todo do pensamento de Tillich a este respeito não seja meramente a grande relevância de seu caráter normativo, mas muito mais, a impossibilidadede tratarmos esta questão sem antes declararmos as bases ou os pressupostos de que previamente lançamos mão ao tratá-la, e que determinarão em última análise a nossa visão.
Consideradas no universodas disciplinas metodológicas (inseridas no universo das ciências do pensamento, do ser e da cultura), a filosofia do sentido (Sinnphilosophie) é o fundamento de todo sistema das ciências; ametafísica é o esforço de expressar o Incondicional em termos de símbolos racionais; e a teologia é a metafísica teônoma. A teologia reivindica que o caráter teonômico do pensamento – ou seja, o pensamentocomo tal está enraizado no absoluto como o fundamento e abismo do sentido. A teologia toma como seu explícito objeto aquilo que é pressuposto implícito de todo conhecimento. Dessa forma, teologia efilosofia, religião e conhecimento estão mutuamente abraçados. Enfatizando a relevância existencial da relação entre filosofia e teologia, Tillich chega a dizer que “a filosofia existencial faz de um modonovo e radical a pergunta cuja resposta é dada à (e não pela) fé na teologia.”
...