A TEOLOGIA NO ÂMBITO DA FILOSOFIA
Por: armandinaluciana • 11/2/2016 • Relatório de pesquisa • 3.951 Palavras (16 Páginas) • 448 Visualizações
Disciplina: Cristologia
Professor: Pe. Ariel Zottola e Gerson Barbosa Silva
Características do trabalho
4 perguntas a serem respondidas em meia pagina cada uma. Dá um total e duas paginas. Devem ser digitadas em Word, com espaçamento simples ou máximo 1,5; com as margens superior e esquerdo 3cm e inferior e direito 2 cm; com letra de tamanho 12.
Data de envio: até 25 de janeiro.
Contatos:
Ariel: arizottola@yahoo.com.br; Cel (63) 9225-4099
Gerson: gersonw3@hotmail.com. Cel (63) 9207-4793
Trabalho Final
1. Explique, com sua palavras, o que você entendeu por Jesus Histórico e Cristo da fé.
2. Como podemos ajudar nossas comunidades a unir a vida, a cruz e a ressurreição de Jesus Cristo?
3. Depois de ler os números 430-451 do Catecismo da Igreja Católica:
a. Escolhe um dos títulos aplicados a Jesus
b. Quais as duas ideias principais desse titulo?
c. Descreva a importância desse titulo para sua caminhada de fé
4. Analise a pastoral ou movimento no qual você participa. Dos 6 traços do seguimento como caminho para a santidade: quais deles são melhor trabalhados e quais são menos trabalhados?
1. Explique, com sua palavras, o que você entendeu por Jesus Histórico e Cristo da fé.
RESUMO
Esse trabalho tem como intuito explicitar a relação existente entre o Jesus histórico e o Cristo da fé no pensamento de Joseph Ratzinger. O debateacerca da dicotomia entre o Jesus histórico e o Cristo da fé nasce ao se comparar aquilo que a Igreja falava a respeito do Cristo e aquilo que os evangelhos mostravam acerca da pessoa de Jesus. Aos olhos de alguns teólogos os dois discursos faziam com que o Jesus histórico e o Cristo da fé da Igreja se mostrassem como personagens diferentes. No intuito de encontrar quem era realmente o Jesus dos evangelhos é que se desenvolvem, a partir do século XVIII, as buscas pelo Jesus histórico. Essas buscas, que duram até os dias atuais, são divididas em três momentos:Old Quest ,que compreende o período de 1748 até 1906, New Quest, de 1953 até por volta de 1980 e Third Quest,de 1980 em diante.Nossa metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfica das obras de Joseph Ratzinger, principalmente suas obras Introdução ao Cristianismo e os três volumes de Jesus de Nazaré.Ao longo de nosso estudo percebemos que o pensamento de Ratzinger se divide, acerca do nosso tema, em dois momentos. Em um primeiro momento Ratzinger estabelece uma convergência entre o Jesus histórico e o Cristo da fé em suas obras. Em um segundo momento, estabelece uma relação assintótica entre o Jesus Cristo e o Jesus Real. Essa transição da convergência para a assíntota revela-se não somente como mudança de enfoque do nosso autor, mas também como convi te ao homem de nossotempo para fazer a experiência de fé, no caminhar e no experimentar da presença do Mestr
Nesse momento, ao ler o livro de Ratzinger chamado Introdução ao Cristianismo,surge o encantamento pela questão cristológica.
Considerações finais
Percebemos, ao longo desse capítulo, que a questão do Jesus histórico e do Cristo da fé perpassa um grande itinerário histórico. Desde meados do século XVIII até os dias atuais, saber sobre a pessoa de Jesus se mostra importante tanto nos meios cristãos como entre historiadores.A primeira busca, ou OldQuest, em em seu bojo uma pesquisa histórica, partindo da premissa que aquilo que é real pode ser comprovado pela via histórica. A Old Quest é
fortemente influenciada pelo pensamento iluminista recente daquele período e a dúvida de tudo aquilo que não pode ser comprovado historicamente é levado às últimas consequências nessas pesquisas do Jesus histórico. Lembremos, como citamos, o pensamento conspiratório de Bahrdt e Venturini para justificar a ressurreição, a questão mitológica levantada por Strauss, na perspectiva do racionalismo de sua época, dentre tantos outros que seguiram caminhos diferentes, sempre ancorados em certo historicismo. Com a teologia dialética iniciada com Barth e o processo de desmitologização de Bultmann, muda se o foco. A questão passa a ser em que sentido a mensagem pregada por
Jesus chega até nós. Bultmann, em seus escritos, leva essa afirmação ao máximo, dizendo que o que importava no final de tudo, era o querigma apostólico, ou seja, a mensagem que foi pregada pelos apóstolos a respeito d
e Cristo. Torna assim, o Cristo da fé mais importante que o Jesus histórico.
Seus discípulos, dentre eles Käsemann tentaram recuperar a visão do Jesus
histórico, porém em nova perspectiva em relação à Old Quest. Nessa New Quest a tônica passa a ser a tentativa de ver, a cristologia implícita (e para alguns, explícita) que já estava presente no Jesus da história. Nessa linha, todos os autores da New Questtêm, como pano de fundo, a ideia que o Jesus da história é necessário para o Cristo da fé. Porém, a New Quest deixa alguns dados de lado. A maioria dos autores não pensasobre questões do tipo: “em qual contexto cultural e social o Jesus da história viveu?”, “Como 39Jesus, enquanto judeu, vivia?”, “Quais são as questões que perpassavam na região em que Jesus pregava?” “Como o povo e as autoridades romanas e judaicas viam Jesus de Nazaré?”.Todas essas perguntas são trazidas à tona com a terceira busca do Jesus histórico, também conhecida como Third Quest que tenta evidenciar o contexto social, cultural, judeu em que Jesus viveu na tentativa de trazer uma história mais fidedigna da pessoa de Jesus. Interessante percebermos que a questão do milagre, rejeitada por vários
pesquisadores na Old Quest volta como indiscutível para os pesquisadores da
Third Quest, como a relevância dada por Bultmann ao querigma, que foi motivador da New Quest, se vislumbra dentre os novos exegetas e historiadores da Third Quest. Essas e outras questões nos descortinam
os constantes desafios e mudanças que transitam ao longo da pesquisa
histórica da pessoa de Jesus.
A nosso ver, há continuidade ao longo das três buscas do Jesus histórico. Essa
continuidade é marcada pelo método histórico crítico que permeia a todas as buscas. A
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