Resumo Liderança Cristã
Por: Lucas Pereira da Silva • 26/7/2023 • Resenha • 682 Palavras (3 Páginas) • 514 Visualizações
Reação a Leitura
Livro: Liderança Cristã – Ellen White
Liderança Cristã é um dos melhores livros para aqueles que desejam ser bons líderes, o livro é composto de cartas e trechos escritos por Ellen White sobre liderança cristã, é um manual para todo aquele que deseja ter o seu ministério de liderança aprovado por Deus e pela liderança da igreja.
Quando falamos sobre liderança cristã, entra vários aspectos, pois a liderar não é somente mandar, mas colaborar com a equipe e o ministério estrategicamente para concluir as metas pré-estabelecidas. Não importa qual seja o ministério, se a pessoa quer trabalhar para Deus, a primeira característica, é ser uma pessoa de fé e oração, ser uma pessoa que procura seguir o exemplo de Cristo Jesus.
A Bíblia fala muito sobre a diversidade de dons, e cabe ao líder cristão trabalhar intensamente, pois para ser um bom líder é necessário saber delegar as funções de acordo com o dom de cada um.
Em todo o compilado, o livro traz características essenciais para a vida de um líder cristão, atribuições de caráter que estes precisam ter para que possa ter um ministério aprovado por Cristo Jesus. Tais como: amabilidade, ternura, simpatia, lealdade, humildade, integridade, habilidade, confiança, influência e autoridade.
Todos esses conceitos são abordados ao longo do livro, tanto separados por seus assuntos, em um formato de "capítulos", como por sua subdivisão, em que temos subtítulos, que indicam a junção de diversas citações de Ellen G. White ao longo dos seus escritos.
Um bom líder também deve amar os seus liderados, e dentro do clube de desbravadores, um bom líder deve amar os seus desbravadores, devem pessoas que sejam fáceis de comunicação, pessoas que saibam escutar, e considerar a opinião dos seus. Um bom líder não é aquele que manda, mas aquele que coordena com respeito e autonomia.
os trechos do livro tratam das qualidades exigidas para um bom líder, essas definições de quais qualidades e em que âmbito elas ocorrem já eram do meu conhecimento, porém a abordagem desses conceitos ocorre de maneira diferente, descrevendo a coragem como algo extremamente relevante para a liderança, para "[...] que sua voz seja ouvida acima das vozes dos infiéis [...]" (Testemunhos Para a Igreja 5:262, 263.), tratando da humildade, da saúde, do autocontrole e principalmente, a confiança em Deus.
Agora, quando pegamos os conceitos abordados por Ellen White nesta obra e aplicamos no contexto do clube de desbravadores, conseguimos enxergar a importância, e também ter noção do quão sério é o lugar que Deus tem nos colocado e toda a influência que podemos exercer na vida do juvenil. A lição mais importante é que o líder seja um exemplo, principalmente um exemplo de fé e oração, pois o desbravador irá se espelhar nele, é importante que o líder tenha um bom planejamento, que ela seja organizado e que seja intencional, pois o objetivo do clube, é salvar do pecado e guiar no serviço. Para isso um bom líder deve promover interações interpessoais, e também investir no treinamento dessa equipe, pois o objetivo da liderança é formar novos líderes, para que assim a obra do Senhor tenha continuidade.
Em suma, aprendi e compreendi com o livro diversas facetas da liderança cristã que jamais havia pensado obtive a certeza de que estou correto com determinadas posturas e condutas, vi pontos em mim que precisam ser aperfeiçoados e principalmente, fiquei muito feliz em perceber que entendi qual é o caminho que devo percorrer na minha caminhada para ser um bom líder e exercer com excelência o plano de Deus para o meu ministério.
Olhando constantemente a Jesus – Nenhum homem possui em si mesmo poder e autoridade tão elevados que Satanás não o ataque com tentações. Quando mais elevada for a posição de responsabilidade que um homem ocupa, mais ferozes e determinados serão os ataques do inimigo. Que os servos de Deus em todos os lugares estudem Sua Palavra, olhando constantemente a Jesus para serem transformados à Sua imagem. A plenitude inexaurível e a total suficiência de Cristo estão à nossa disposição se andarmos diante de Deus em humildade e constrição. White, Liderança Cristã – Pág 112
...