Resumo Marcha Triunfante. Rev. Cleomines Anacleto Figueiredo
Por: filipeclemos • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 666 Palavras (3 Páginas) • 659 Visualizações
O Livro tem a finalidade de trazer a importância da pregação, parece há muito que a Igreja havia perdido esta característica essencial. Não era verdade, de fato houve nuvens de obscuridade que tentaram ofuscar o brilho da pregação evangélica.
A igreja sob o impulso do Espírito Santo, vive dias apostólicos na conquista de outros.
As bases da evangelização estão presentes no livro de Atos, a ação do Espírito Santo, o material evangelístico, preparação para o Evangelho, a mensagem, os evangelistas e os métodos que usavam.
Bases evangelística em Atos; O evangelismo tem suas bases, sobre as quais Ele é e age. Ação do Espírito Santo; o autor do Evangelismo é Deus, No seu Plano Eterno Deus se propôs a fazer a Salvação dos pecadores. Assim, dos Céus, enviou seu Filho, inspirou aos Santos nas profecias, falou aos pais. Então, Deus-Pai é o autor do Evangelismo, Poder, Sabedoria, Intrepidez; os crentes da Igreja primitiva gozavam de uma liberdade e coragem fora do comum, Alegria; sempre marca uma vida cristã real, Amor; é uma ação genuína do Espírito Santo. Nunca surgira antes sobre a terra uma comunidade mais unidade que a Igreja em Atos, Orientação ou Supervisão; Mandamento, Comissão, Conselho, Conforto. Aplicação da mensagem,
Preparação pró-evangelistica: A língua: É o meio de expressão comum dos povos. Cremos como muitos autores fazem que, a manifestação de línguas de fogo no pentecostes era um fato que deveria acontecer para evidenciar que o evangelho agora se estendia aos povos e às nações. Noções: quando Deus quis comunicar-se ao homem, sempre usou certas noções que fossem comuns a este homem. As parábolas são um precioso exemplo deste fato.
Pecado, A mensagem evangelística em Atos é acerca do pecado. Consciência de uma relação errada com Deus, a convicção de pecado inclui a convicção de pecados, convicção de pecaminosidade.
Arrependimento, Após a convicção de pecado real, o homem é levado ao arrependimento. As mensagens evangelísticas de Atos eram bem claras a este respeito.
Cristo, este é o tema central da Bíblia. É o tema também de Atos. Proclamar o Evangelho é proclamar a Cristo. Cristo é a essência da mensagem de Atos.
Objetivo evangelístico, reconhecemos que o objetivo na evangelização é duplo: conversão de pecadores e edificação dos crentes.
Conversão dos pecadores, há algumas palavras no Novo Testamento que são consideradas chaves para expressar a idéia da tarefa de pregação aos pecadores. E elas, diz o Dr. José Borras, “giram em torno da idéia de fazer propaganda”, hoje a palavra propaganda tem um sentido um pouco diferente, contudo diz o escritor citado, “não era assim no príncipio”. Evangelisto, Kerisso e Martireo.
Edificar os Crentes, um dos problemas que tem afligido a vida da Igreja nos nossos dias é a edificação dos crentes. Mas em Atos a Igreja se preocupava com os neófitos. E isto constituía a outra face do evangelismo.
A Igreja em Atos - A Igreja como um todo; Deus é um Deus de trabalho. Nosso Senhor disse: “meu Pai trabalha até agora”. Ele é o Deus que faz todas as coisas conforme o conselho de sua vontade. Mas Deus não faz tudo sozinho. Ele opera por intermédio de
...