SEMINÁRIO CULTURA RELIGIOSA - RELIGIOES SAPIENCIAIS
Por: a.okamoto • 25/5/2016 • Seminário • 9.816 Palavras (40 Páginas) • 1.553 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE DIREITO – CAMPUS LONDRINA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
ALINE OKAMOTO
CHARLA KARLA NOVAES ALMEIDA
INDI ANA KREUZ
SEMINÁRIO – CULTURA RELIGIOSA
RELIGIÕES SAPIENCIAIS
LONDRINA, 16 MAIO DE 2016
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 3
- BUDISMO 4
2.1 ORIGEM 4
2.2 RITUAIS 7
- HINDUÍSMO 9
3.1 HISTÓRICO 9
3.2 SIMBOLOGIA 11
3.3 RITUAIS 12
3.4 SAGRADO 14
3.5 DOUTRINA 15
3.6 CASTAS 17
3.7 DEUSES 17
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24
- INTRODUÇÃO
As Religiões Sapienciais definem-se pela marcada característica de acentuarem a meditação, a sabedoria, a busca pelo sentido da vida, a oração e a contemplação. Estas mesmas buscam, na maior parte das vezes, uma sabedoria/conhecimento prático na forma de um elevado ideal ético. São exemplos destas religiões: hinduísmo, budismo, confucionismo, xintoísmo.
As Religiões Sapienciais são as que têm como fonte um ou vários sábios. São frutos da sabedoria humana, da experiência da vida. Acentuam a meditação, a sabedoria, a contemplação. Entre elas classificam-se o hinduísmo, budismo, jainismo, taoísmo, confucionismo, xintoísmo e as surgidas atualmente: Igreja messiânica mundial, Perfect Liberty, moonismo, Hare Krishna. Alguns autores incluem o espiritualismo brasileiro nesse grupo, embora eles mesmos se classifiquem como cristãos.
Neste Seminário abordaremos sobre as “principais” religiões sapienciais: Budismo e Hinduísmo.
O Hinduísmo tem seu berço na Índia sendo uma das mais antigas religiões. Tem influência no país até hoje sobre o sistema de castas. Falaremos sobre sua história e fases, Deuses, cultos sagrados, Escrituras sagradas, crenças e filosofias.
O Budismo nasceu na Índia, sendo a figura central, o Buda, considerada uma das reencarnações de um dos deuses hinduístas: Yshnu. Trouxe novas concepções para a Índia: que o homem independe de castas, por exemplo. O budismo que teve início na Índia refere-se ao Siddartha Gautama que nasceu da família real dos Sákyas; seu pai antes do mesmo nascer voltou-se para as práticas espirituais. Abordaremos sobre a origem desta religião, simbologia, rituais, etc.
2. BUDISMO
2.1 ORIGEM
Criado por Sidarta Gautama e originado no norte da Índia entre 563 a.C e 483 a.C,o Budismo está ligado ao Hinduísmo, sendo que nesse acreditam que Buda seja a encarnação de Yishnu. Nesse período a Índia vivenciava dois movimentos que determinavam a igualdade e dignidade da pessoa humana. O Budismo e o Janaísmo reviam os valores impostos pelo Bramanismo que impunham passividade no destino do ser humano, que dependia das decisões dos deuses e sacerdotes. O Budismo ensinava a Índia que o homem independe de castas, condicionamentos e vontade dos seres superiores. Assim,o budismo se espalhou pela Índia e posteriormente em outras terras.Foi introduzido no Japão através da Coréia e da China.Sendo promovido no Brasil em dezembro de 1974 através das palestras nomeadas como " I Curso de " Iniciação ao Budismo"".
Novas técnicas foram trazidas do continente,principalmente em relação a construção dos templos que antes eram de madeira com estrutura simples e passou a ter uma ornamentação ostentadora esculpida,pintadas e douradas com detalhes decorando.Em geral,há na entrada um torii e portais semelhantes as estrutura dos templos orientando-os sobre o local do templo budista.
Inicialmente os templos eram menores e abrigavam imagens e oferendas aos Budas,posteriormente passou a servir como local de orações dos seus seguidores,sendo construídos numa estrutura maior e mostrando seus capitéis,ou seja,as colunas que sustentam o teto e decoram o ambiente.
...