Sermão Para Familia
Pesquisas Acadêmicas: Sermão Para Familia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eliebe • 23/3/2015 • 531 Palavras (3 Páginas) • 236 Visualizações
A Nova Aliança em Jesus
Hb. 8.6-13
O livro de Hebreus foi escrito para o povo judeu ou hebreu com objetivo de responder a algumas questões como: se depois de aceitar a Cristo a pessoa ainda deve obedecer as leis do A. Testamento como sacrificar animais para perdão de pecados, guardar sábado, circuncidar e outros rituais judaicos. A resposta do apóstolo para o povo hebreu é que Jesus já cumpriu tudo isso instituindo uma Nova e Eterna Aliança.
Deus havia feito Alianças com: 1. Adão Gn. 3:16-19. 2. Noé (Gn 9.8-16), 3. Abraão (Gn. 12:1-3), 4. Israel (Êx 19.5), 5. Moises Dt. 11, 6. Davi (Sl. 89.3,4), e muitos outros que renovaram esta Aliança como Josué (Josué 24.14-25), mas sempre o povo quebrava sua parte na Aliança com Deus.
Então foi preciso fazer uma Nova Aliança, mas que não pudesse jamais ser quebrada. Isso só foi possível através do próprio Deus se encarnando em forma humana na pessoa de Jesus Cristo. Deste modo a Aliança feita em Jesus é totalmente perfeita, eterna e não pode ser quebrada, pois não foi feita por um homem que tenha falhas ou pecados, mas com o puro e imaculado sangue de Jesus (Hb. 9.14).
I. Vamos compreender com base no texto lido algumas características desta Nova Aliança:
1- Aliança Infalível: v.6,7
Todas as outras alianças passadas foram quebradas pelos homens. Esta Nova aliança em Cristo jamais pode ser anulada, pois o seu sangue é puro e poderoso para purificar nossas vidas (Hb. 9.14).
É uma Aliança Superior à antiga por que não foi feita por homens pecadores e sim por Deus encarnado em Jesus e seu sangue não tinha pecado.
2- Aliança Imutável: v.8,9
Em todas as tentativas de Deus em fazer aliança com seu povo eles mudaram o acordo e falharam. Foi preciso fazer uma Nova Aliança que jamais pudesse ser mudada.
Mesmo que o pecador abandone sua aliança com Deus, o Senhor continua fiel em seu acordo. Quando o pecador se arrepende de seus pecados, o Espírito Santo o convence e ele volta a fazer parte desta mesma Aliança (João 16:8-11).
3- Aliança Invisível: v.10-12
Todas as outras Alianças tinham sinais visíveis como o arco-íris para Noé, o cordeiro para Abraão, a Arca da Aliança para Israel, o trono para Davi e o Templo para Salomão. A Nova Aliança é invisível, pois é feita no Coração de cada pessoa.
Jesus instituiu a Santa Ceia como sinal visível desta nova Aliança (Mt. 26:26-28), mas ao mesmo tempo em que vemos este memorial ao ingerirmos ele faz parte de nós e se torna invisível de novo.
Esta Nova Aliança foi feita no interior de cada um de nós e só pode ser vista espiritualmente. Deus marcou sua Palavra em nossa mente e nosso coração para que ninguém pudesse entrar e arrancar de lá.
Conclusão: Hebreus 9:24-28
Todas as alianças têm condições a ser cumpridas e prazos estipulados. Quando uma parte falha, deve-se fazer uma rescisão e quando o contrato vence deve ser revalidado.
A diferença deste contrato humano para a Nova Aliança com Deus é que
...