Sociedade E Movimento
Exames: Sociedade E Movimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: santana31 • 31/8/2014 • 734 Palavras (3 Páginas) • 382 Visualizações
O QUE FAZ O BRASIL,
BRASIL
?
A identidade nacional no mito fundante do Brasil
Adilson Schultz
Essa aula tem o título inspirado na
obra do antropólogo Roberto DaMatta
(
O que faz o brasil,
Brasil?
) e na obra da filósofa Marililena Chauí (
Brasil: o mito fun
dador
). Segundo DaMatta, o Brasil
–
assim como todas as nações do mundo
-
tem coisas que marcam a nossa identidade de forma indelével
e nos fazem
brasileiros
. Já segundo Chauí, essa identidade de povo brasileiro espelha
-
se naquilo que foi
feito do país já
quando de seu descobrimento/invasão pelos europeus há cinco séculos, nosso ‘mito
fundante’. Olhando para essas duas contribuições teóricas tem
-
se uma visão ampla da hist
ó
ria da
sociedade brasileira e seus movimentos sociais.
Um mito fundante é uma narrativ
a carregada de sentido da qual a sociedade lança mão para
explicar sua condição histórica. É um mito carregado de elementos políticos, religiosos e filosóficos. Foi
estabelecido no contexto do descobrimento ou da invasão do Brasil pelos portugueses em 1500
.
Segundo Chauí, esta narrativa, embora elaborada no período da conquista, não cessa de se
repetir porque opera como nosso mito fundador. Mito no sentido antropológico: solução imaginária
para tensões, conflitos e contradições que não encontram caminho par
a serem resolvidos na realidade.
Mito na acepção psicanalítica: impulso à repetição por impossibilidade de simbolização e, sobretudo,
como bloqueio à passagem à realidade. Mito fundador porque, à maneira de toda ‘fundatio’, impõe um
vínculo interno com o p
assado como origem, isto é, com um passado que não cessa, que não permite o
trabalho da diferença temporal e que se conserva como perenemente presente. Um mito fundador é
aquele que não cessa de encontrar novos meios para exprimir
-
se, novas linguagens, nov
os valores e
id
e
ia, de tal modo que, quanto mais parece ser outra coisa, tanto mais é a repetição de si mesmo.
Em certo sentido, o Brasil foi culturalmente “inventado”, e não descoberto: o referencial
ideológico
-
político português
-
europeu foi transplantado
para o Brasil e tem se perpetuado como
referencial mítico que marca e determina o país política e religiosamente até os dias de hoje.
A elaboração da matriz teológico
-
ideológico
-
política desse mito fundante tem quatro elementos
constituintes que se entrec
ruzam. Os quatro elementos aparecem de forma simultânea e difusa na
cultura nacional, tanto ao longo da história quanto nas relações e produções pessoais e coletivas do
Brasil atual, inclusive na religião
e nos processos políticos do país. Vejamos os quatr
o elementos:
Primeiro
elemento do mito fundante do Brasil
é
a
visão do paraíso. Repetido e enunciado
continuamente, remete à visão idílica descrita pelos descobridores, comparando o Brasil ao Paraíso na
Terra. A natureza é exaltada ao extremo como pura e a
miga e os indígenas são apresentados como
dóceis e inocentes. A carta de Caminha transcreve isso em perfeição quando fala das propriedades do
solo brasileiro: “Em se plantando tudo dá!”
Mas qual o problema dessa visão idílica do Brasil? “Essa produção míti
ca do país
-
paraíso nos
persuade de que nossa identidade e grandeza se encontram predeterminadas no plano natural: somos
sensíveis e sensuais, carinhosos e acolhedores, alegres e
, sobretudo,
somos essencialmente
...