TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ssss Ss Ssskldjsdkhoihyjboj

Ensaios: Ssss Ss Ssskldjsdkhoihyjboj. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  9.273 Palavras (38 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 38

ssssssssssssssssssssssssss sdsdkhçlskhçkdsj klsjdlkjdçlksdjçk sldkjçskd çskjdskj sdkj lskd kjsdlksdjlksj dksj dkljdçslkj dçksjd çkdj çlkdjs çkldjçlskjlçkhsdlkhoiholknmÍndice

1. Algoritmos 3

2. Fases de um Algoritmos 4

3. Estrutura de Algoritmos 5

4. Variáveis 6

4.1 Formação de Variáveis 7

4.2 Conteúdo de uma Variável 7

4.3 Tipos de Variáveis 7

5. Tipos de Dados 8

6. Definição de Variáveis 9

6.1 Comando de atribuição 9

6.2 Variáveis do tipo CHAR(Caracter) e STRING(Cadeia) 10

7. Operadores 13

7.1 Operadores matemáticos 13

7.2 Operadores Lógicos 13

8. Comandos de Entrada e Saída 16

9. Processos de Repetição e Seleção 18

9.1 Estrutura de Repetição ENQUANTO-FAÇA (WHILE DO) 18

9.2 Estrutura de repetição REPITA-ATÉ ( Repeat Until) 20

9.3 Estrutura de repetição PARA-FAÇA (FOR ... TO... DO) 21

10. Estrutura de seleção 25

10.1 Estrutura SE…ENTÃO…SENÃO (IF…THEN…ELSE) 25

10.2 Estrutura CASE 29

11. Variáveis Compostas Homogêneas 32

11.1 Variáveis Indexadas Uni Dimensionais(Vetores) 32

11.2 Variáveis Indexadas Bidimensionais(Matrizes) 37

12. Funções pré-definidas do Pascal 40

12.1 Descrição das Funções/Rotinas: 40

13. Problemas Resolvidos em Algoritmos, Pascal e C 49

13.1 Algoritmo do Triangulo 49

13.2 Algoritmo Preco Automóvel 50

13.3 Algoritmo Media Valor 51

13.4 Algoritmo 3 Menores 52

13.5 Algoritmo Media Maior que 4 53

13.6 Algoritmo Salário 55

13.7 Algoritmo 50 Triangulos 56

13.8 Algoritmo Media Menores 57

1. Algoritmos

Algoritmo não é a solução de um problema, pois, se assim fosse, cada problema teria um único algoritmo. Algoritmo é um caminho para a solução de um problema, e em geral, os caminhos que levam a uma solução são muitas.

O aprendizado de algoritmos não se consegue a não ser através de muitos exercícios.

Algoritmos não se aprende:

- Copiando Algoritmos

- Estudando Algoritmos

Algoritmos só se aprendem:

- Construindo Algoritmos

- Testando Algoritmos

2. Fases de um Algoritmos

Quando temos um problema e vamos utilizar um computador para resolve-lo inevitavelmente temos que passar pelas seguintes etapas:

a) Definir o problema.

b) Realizar um estudo da situação atual e verificar quais a(s) forma(s) de resolver o problema.

c) Terminada a fase de estudo, utilizar uma linguagem de programação para escrever o programa que deverá a princípio, resolver o problema.

d) Analisar junto aos usuários se o problema foi resolvido. Se a solução não foi encontrada, deverá ser retornado para a fase de estudo para descobrir onde está a falha.

Estas são de forma bem geral, as etapas que um analista passa, desde a apresentação do problema até a sua efetiva solução. Iremos, neste curso, nos ater as etapas de estudo, também chamada de análise, e a etapa de programação. Mas antes vamos definir o seguinte conceito: Programar um computador consiste em elaborar um conjunto finito de instruções, reconhecidas pela máquina, de forma que o computador execute estas instruções. Estas instruções possuem regras e uma Sintaxe própria, como uma linguagem tipo português ou inglês, sendo isto chamadas de linguagem de computador.

No mundo computacional existe uma grande variedade de linguagens Pascal, C, C++, Cobol, Fortran, etc… . Nós iremos enfocar uma delas, o Pascal.

3. Estrutura de Algoritmos

Antes de utilizarmos uma linguagem de computador, é necessário organizar as ações a serem tomadas pela máquina de forma organizada e lógica, sem nos atermos as regras rígidas da Sintaxe de uma linguagem. Para isto utilizaremos uma forma de escrever tais ações, conhecida como algoritmo, ou pseudo-código.

Conceituando: Algoritmo consiste em um conjunto lógico e finito de ações ( instruções ) que resolvem um determinado problema.

Os algoritmos terão a seguinte estrutura:

ALGORITMO <Nome do algoritmo>

<definições>

INÍCIO

<Comandos>

FIM

Em Pascal ficaria da seguinte forma:

PROGRAM <Nome do programa>;

<definições>

BEGIN

<Comandos>;

END.

4. Variáveis

O computador possui uma área de armazenamento conhecida como memória. Todas as informações existentes no computador estão ou na memória primária ( memória RAM ), ou na memória secundária ( discos, fitas, CD-ROM etc ). Nós iremos trabalhar, neste curso, somente com a memória primária, especificamente com as informações armazenadas na RAM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com