Vitória nos Relacionamentos: Você Pode Conseguir
Por: JeovannaS • 19/9/2020 • Resenha • 525 Palavras (3 Páginas) • 2.308 Visualizações
RODOVALHO, Maria Lúcia. Vitória nos Relacionamentos: Você pode Conseguir, SBE Edições e Produções. (Brasília, 2003) 119p.
Jeovanna Simões H. Penha
2º Módulo IV - revisão DEZ/19
Formada em psicologia pela Universidade Católica de Brasília, doutora em filosofia, com especialização em terapia familiar, a Bispa Lúcia tem marcado sua ação ministerial pela ênfase no aconselhamento e no suporte, à base dos ensinamentos da psicologia, à reconciliação das famílias e à sua vida em harmonia, mútuo amor, compreensão e perdão. Por esse motivo, seus livros se baseiam em narrativas que buscam dar suporte ao emocional e espiritual dos leitores, trabalhando diversas áreas de nossas vidas.
Dessa forma, o livro abordado se direciona para o nosso relacionamento com Deus e interpessoais, buscando mostrar aos leitores a real necessidade de alargar nossas fronteiras emocionais por meio de citações bíblicas a fim de dar veracidade a sua fala acerca do tema.
Sendo assim, por meio de doze capítulos bem sucintos mas com bastante carga espiritual, a Bispa nos leva a uma viagem íntima dentro de nossos pensamentos para ir em busca de nos transformamos em pessoas melhores e, consequentemente, refletir isto em nossos relacionamentos.
Segundo a autora, essa evolução como pessoa apenas ocorre se invocarmos a Deus com Jabez em I Crônicas, nos dispondo a mudar de vida, pois somos filhos de Deus, criados em Cristo Jesus, gerados pelo Espírito Santo, nos fazendo entender que o que precisamos para nos tornarmos melhores se encontra apenas em Deus.
Com o desdobrar das palavras sábias da Bispa, a mesma chama nossa atenção para situações cotidianas que muito de nós fazemos sem pensar em sua relevância e como nos impossibilita a crescermos emocionalmente, como por exemplo que atraímos e somos atraído por aqueles que são iguais a nós e também que casamento não cura solidão.
Em seguida, no sexto capítulo, são destacados as sementes necessárias para que os relacionamentos se solidifiquem, como a Aliança como algo que não quebra sem importar as circunstâncias; Amor e Generosidade, usado de forma incondicional e constante e por último o Perdão, pois nenhum de nós é perfeito.
Nos capítulos oito e nove, o livro enfatiza qual é o propósito da família, e nesse momento percebemos que devemos aceitar cada membro de nossa família sem esperar que ele seja igual a nós, pois família é um lugar de aceitação, de apoio, de segurança, de limite e de respeito e que as pessoas não mudam quando você exige, mas sim quando você muda, pois o Espírito Santo faz mudanças quando oramos e damos apoio a outras pessoas com nossa oração.
Ao final do livro, em seu último capítulo, a Bispa cita três fatores de determinam nosso sucesso como sendo ter uma identidade espiritual, assumir a responsabilidade pela sua vida e ter um propósito, sempre confiando Nele para assim receber sua unção.
Por meio de todo o estudo feito até o momento, conclui-se que antes de termos um relacionamento interpessoal, precisamos encontrar nossa identidade em Cristo e estabelecemos um relacionamento sólido com Deus, pois esse é o caminho para alargarmos e entendermos nossas emoções e assim amadurecermos tendo Cristo como nossa essência interior e podermos assumir um relacionamento interpessoal saudável tendo Ele como base.
...