A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO TURÍSTICO NO DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO
Por: prisla1 • 24/9/2018 • Artigo • 1.347 Palavras (6 Páginas) • 455 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO TURÍSTICO NO DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO
Priscila de Oliveira Soares
RESUMO
Este artigo relata sobre a importância do planejamento ambiental e de políticas públicas para desenvolvimento e viabilidade do ecoturismo.
Palavras-chaves: Ecoturismo, Recursos Naturais, Políticas Públicas, Preservação ambiental.
1 INTRODUÇÃO
Sabe-se bem do vigente crescimento da demanda do ecoturismo em dias atuais, cada vez mais pessoas se interessam por esse contato direto e intenso com as riquezas naturais. O ecoturismo é definido como o reestabelecimento do interesse popular por riquezas naturais, resgatando o que existia na antiguidade onde a grande maioria das localidades não possuía desenvolvimento e tecnologia para despertar o interesse populacional para visitações.
Algo que tem sido compreendido como um contrapeso em relação a esse crescimento evidente é a relação é a carência e também a ineficiência do planejamento não só técnico que é mais conhecido como planejamento ambiental como também político para o ramo. Essa carência tem contribuído de forma negativa se dá devido à baixa eficiência da geração das políticas públicas pro setor, que dificulta acesso, exploração, preservação, dentre outras atividades presentes no ecoturismo.
Nesse artigo, abordaremos sobre possíveis soluções e métodos para que o setor cresça de forma consistente e eficiente e que a demanda seja atendida também dessa maneira, facilitando para profissionais que lidam com a área, usuários e todos os demais envolvidos no setor como agentes imobiliários, transporte, mercado alimentício, construção civil, meio ambiente e o setor público.
2 ECOTURSIMO E SUA IMPORTÂNCIA NO BRASIL
Baseado em informações da EMBRATUR, o ecoturismo é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de um ideal que favorece o meio ambiente desfrutando do que de melhor esse meio pode oferecer. O ecoturismo também pode ser definido como a viagem responsável para áreas naturais que conservam o ambiente e melhorem o bem-estar da população local.
O desenvolvimento do setor deve ser altamente sustentável, pois senão cai-se em uma situação contraditória, afinal o meio ambiente/natureza é o produto a ser desenvolvido e desfrutado, então o ideal de preservação ambiental deve estar presente na cabeça de todos os envolvidos no mercado, principalmente dos investidores que buscam uma rentabilidade direta com a prática e o crescimento das atividades.
Mesmo devido a grande capacidade de riquezas naturais, não se tem por hábito na população brasileira a prática do ecoturismo. O setor necessita de várias medidas e metas para funcionar com excelência e principalmente atrair de vez os consumidores e consequentemente os investidores.
Trata-se de um mercado jovem, porém em bastante ascensão no Brasil, enquanto o turismo convencional cresce 7,5%, o de natureza cresce cerca de 10%.
Dentro do ecoturismo, inúmeras atividades podem ser desenvolvidas como mountain bike, trekking, observação de fauna e flora, cavalgadas, exploração de cachoeiras, rios e lagos, rafting, camping, dentre outras importantes e legais atividades para o consumidor. Nota-se que dada essa situação, movimenta-se e influenciam-se em vários ramos e setores da economia nacional, necessitando de uma melhor análise e também melhores referências das políticas nacionais em relação ao setor.
[pic 1]
Prática de Rafting em Minas Grais. Fonte: Ipedbrasil.com.br, 2018.
O potencial hidrológico brasileiro é tido também como um diferencial para o desenvolvimento do setor e prospecção de cada vez mais turistas, já que o Brasil trata-se de um pais tropical e de elevadas temperaturas principalmente entre os meses de setembro e março. O clima reforça o interesse das pessoas por regiões aquáticas de cachoeiras e lagos principalmente nessa época do ano e inclusive nas proximidades da cidade de Ouro Preto que possui um ótimo potencial em seus distritos.
Referenciando ainda o potencial ouro-pretano para o setor, tem-se a grande variação e intensidade geológica da região, onde também pode ser despertado e desenvolvido o interesse de pessoas pela exploração das áreas e o lazer presente nesse subsetor que é o de turismo geológico. Exploradores de planícies, montanhas, rochas e minerais desfrutariam de forma intensa desse potencial regional que contribuiria de forma importante para o desenvolvimento do ecoturismo.
3 PLANEJAMENTO TURÍSTICO
Nessa seção aborda-se sobre o planejamento ambiental e planejamento turístico.
3.1 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Importantes medidas são necessárias para que um bom planejamento ambiental seja completo e eficiente e atenda ao principal objetivo que é a sustentabilidade para preservação e longevidade dos recursos naturais.
O planejamento ambiental consiste em determinar e quantificar todas as possibilidades de regiões onde o ecoturismo é aplicável, mensura recursos, determina padrões e regras e também define como o recurso natural deve ser utilizado.
Um bom planejamento ambiental tem como metas minimizar o impacto ambiental da atividade, desenvolver na população a consciência ambiental para uso dos recursos, proporcionar que o turista desfrute de um ambiente saudável e agradável, fornecer rentabilidade a investidores e conservadores, fornecer um desenvolvimento social e financeiro na região explorada pelo ecoturismo, melhorar as condições de segurança e trabalho de todos os envolvidos no setor.
3.2 PLANEJAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
O planejamento de políticas públicas consiste na regulamentação e criação de leis que consigam garantir que os recursos naturais sejam utilizados com responsabilidade e gerem benefícios a todos os membros envolvidos.
Segundo (DELL, R., ORTEGA, E.) essa política pode ser obtida com atividades importantes como o zoneamento ecológico econômico que consiste em mapear por divisão de áreas os recursos disponíveis e como cada fragmento deve ser utilizado, é uma forma eficiente de definir o que deve ser proposto de lei para cada situação em específica.
...