A INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA DO TURISMO
Por: Danilo Azevedo • 24/11/2016 • Tese • 2.617 Palavras (11 Páginas) • 483 Visualizações
Danilo de Azevedo
INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA DO TURISMO POTIGUAR NO PERÍODO 2006-2015
(PROJETO DE PESQUISA)
LINHA DE PESQUISA: Gestão em Turismo
TEMA: Logística no Turismo
NATAL
2016
Danilo de Azevedo
INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA DO TURISMO POTIGUAR NO PERÍODO 2006-2015
(PROJETO DE PESQUISA)
Projeto de pesquisa submetido ao Programa de Pós-Graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito de avaliação do Processo de Seleção para o Mestrado em Turismo vinculado à Linha de Pesquisa: “Gestão em Turismo” e com a temática “Logística no Turismo”
NATAL
2016
SUMÁRIO[pic 1]
1 INTRODUÇÃO 03
1.1 PROBLEMA 03
1.2 JUSTIFICATIVA 04
1.3 OBJETIVOS 04
1.3.1 Objetivo Geral 04
1.3.2 Objetivos específicos 05
2 FUNDAMENTOS TEÓRICOS 06
2.1 ASPECTOS TEÓRICOS E HISTÓRICOS SOBRE LOGÍSTICA 06
2.2 LOGÍSTICA E TURISMO: ASPECTOS RELACIONAIS 07
3 METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO 08
3.1 TIPO DE ESTUDO 08
3.2 UNIVERSO DA PESQUISA 08
3.3 COLETA DE DADOS 08
3.4 ANÁLISE DE DADOS 09
4 CRONOGRAMA ................................................................................................................10
REFERÊNCIAS .....................................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
1.1 PROBLEMÁTICA
A atividade turística em nosso país é hoje uma das atividades que mais geram renda à nossa economia. Gera empregos, alimenta o comércio regional, contribui para a sustentabilidade das regiões visitadas e movimenta a produção, distribuição e consumo de bens. No entanto não são todos os municípios que possuem a infraestrutura turística necessária para receber seus visitantes. A organização, a comunicação, a computação, o sistema de transporte, a hospedagem, a alimentação, a saúde, a engenharia de rotas, o abastecimento e suprimento, os recursos humanos entre outros aspectos são os pilares básicos para qualquer trabalho turístico de prever para prover.
Nesse contexto torna-se imprescindível a realização de um planejamento e execução logística do turismo direcionados para o atendimento das necessidades de deslocamento e principalmente para a satisfação e realização dos sonhos de conhecimento de lugares e de povos, de cultura, lazer e descanso, necessários a todo ser humano.
A importância da compreensão da logística se dá pelo fato da oferta turística, além de compreender os recursos naturais e culturais dos destinos, realiza-se por meio de um conjunto de fatores estratégicos e específicos, dentre os quais se destaca a logística. Importante salientar que no caso do turismo, por possuir características intangíveis, o consumidor se desloca até o destino escolhido, um processo diferenciado em relação à comercialização de bens físicos.
Nesse contexto, o produto turístico, conforme Lage e Milone (1996, p.12), entendido como “um conjunto de bens e serviços, referentes a toda atividade de turismo, sendo construído por acomodações, alimentação, transporte e entretenimento”, resulta de uma cadeia de bens e serviços que devem ser planejados, implementados e controlados de forma eficiente e adequada para garantir a satisfação dos consumidores.
A relação do turismo com a logística pode ser entendida, segundo Cury (2004), através da identificação e estabelecimento de condicionantes da viagem aliados às necessidades do viajante, como por exemplo, a origem da viagem, os meios de transportes utilizados, a natureza da viagem, o tempo de permanência no local, suas motivações, necessidades e preferências, a estrutura de gastos, atividades recreativas e entretenimento, dentre outros.
O Rio Grande do Norte possui um histórico prejudicial nesse sentido, a deficiente mobilidade urbana, a baixa oferta de atividades recreativas, a pouca integração entre os principais serviços logísticos e, principalmente, entre os potenciais segmentos e destinos ainda pouco explorados.
Nessa perspectiva, surge a questão norteadora da pesquisa: De que maneira, a logística do turismo no Rio Grande do Norte, impede o desenvolvimento do setor de maneira mais dinâmica.
1.2 JUSTIFICATIVA
O Estado do Rio Grande do Norte encontra-se em um espaço geograficamente rico em belezas naturais, amparado por um litoral reconhecido como um dos mais belos do país e, estando o turismo entre as atividades que mais emprega e agrega valor ao produto interno bruto atualmente, surgiu o interesse de estudar o comportamento do setor turístico do estado no contexto regional e nacional brasileiro, especialmente voltado para a logística do setor.
No presente estudo, a importância é evidenciada no propósito de maior conhecimento da infraestrutura logística do turismo no Rio Grande do Norte. Com esse propósito, pode-se ter uma visão abrangente e integrada da infraestrutura que compõe o segmento turístico, tais como: sistema de transporte, hotelaria, fluxo de produtos, serviços entre outros num setor extremamente dinâmico e que apresenta alta velocidade evolutiva.
O tema no qual a presente pesquisa se propõe tratar possui identificação e interesse pelo pesquisador, uma vez que possui especialização em logística com formação em turismo. Outro fator relevante é o que poucos estudos que abordam a temática se fazendo assim suprir a necessidade elevando-se a contribuição científica a respeito do mesmo e consequentemente o resultado obtido poderá tornar-se fonte para estudos posteriores a nível nacional, regional e principalmente em nosso estado. Além da importância, verificou-se a viabilidade do estudo e esta foi considerada quando da delimitação do tema, determinado setor e de um segmento específico.
...