A Madureira e a Cultura Afro
Por: Cheyenne Lucia Silva Da Cruz • 11/11/2018 • Projeto de pesquisa • 1.614 Palavras (7 Páginas) • 448 Visualizações
Introdução
O bairro de Madureira localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, é um dos bairros mais populares da cidade e também é popularmente conhecido como “berço do samba”, teve em sua formação uma grande influência da cultura africana.
A região onde hoje estão localizados os bairros de Oswaldo Cruz e Madureira fazia parte da freguesia de Nossa Senhora da Apresentação de Irajá, corruptela de termo yra-yá ou o “lugar de onde brota o mel”, um dos mais importantes celeiros de produção agrícola da cidade (FRAIHA, p. 33, 1997).
Com o fim da escravidão uma leva de imigrantes se deslocou para antiga Freguesia, formada por ex-escravos e seus descendentes, que, segundo Montes e Vargens (2004), veio principalmente de três regiões:
Uma parte desses imigrantes veio das fazendas de café do Vale do Paraíba, outros deslocaram-se do interior de Minas Gerais, em especial das vilas e cidades que margeiam a Estrada União e Indústria, e os demais vieram de propriedades rurais de Santa Cruz, Guaratiba, Campo Grande e Itaguaí, chegando a Oswaldo Cruz pelos caminhos da roça, pelas rotas do interior (p. 31).
Alguns dos integrantes da Velha Guarda da Portela fazem parte dessa leva de imigrantes, como é o caso de Manacéa, Aniceto e Mijinha, que eram de Guaratiba, Chico Santana, que era de Campo Grande, os pais de Monarco.
Esses imigrantes e aqueles que já eram da freguesia de Irajá, apresentavam hábitos e culturas distintas, porém a música e a dança eram elementos comuns entre eles. Segundo Montes e Vargens (2004):
Originalmente os habitantes de Oswaldo Cruz eram do Congo e de Angola que, com seus hábitos e costumes, preparavam terreno para manifestações culturais como o samba. Os negros trouxeram sua dança, canto e religião e sua forma de enfrentar as dificuldades através da arte. Foram estes negros, vindos de outras partes do Brasil, sobretudo de Minas Gerais e do antigo Estado do Rio de Janeiro, que plantaram a semente da batucada nas festas da região (p. 75).
Hoje o bairro é palco de diversos eventos de grande importância para a cultura afro-brasileira, como: o Baile Charme do Viaduto Negrão de Lima, os ensaios e rodas de samba nas quadras da Portela e Império Serrano, o Jongo da Serrinha e a Feira das Yabás.
Tais eventos além de reunirem uma grande quantidade de pessoas, funcionam com uma forma de propagação desta cultura é uma manifestação pública de costumes que estão sendo passados de geração a geração.
A questão norteadora deste trabalho é: Qual a importância de Madureira para a perpetuação da cultura afro-brasileira na cidade do Rio de Janeiro?
Sendo assim, o objetivo geral deste estudo é verificar a importância do bairro de Madureira para a disseminação da cultura afro-brasileira na cidade do Rio de Janeiro.
Caracterização do problema
O bairro de Madureira desde sua fundação desempenha um papel fundamental para a cultura afro brasileira, na cidade do Rio de Janeiro, tal papel se deu em sua maior parte através da representatividade e influências de seus moradores. No entanto, no decorrer de todos esses anos o bairro vem sofrendo com a falta de políticas públicas que incentivem a disseminação desta cultura. Este trabalho visa abordar a ligação do bairro de Madureira com a cultura afro da cidade e principalmente responder a seguinte questão: Qual a importância de Madureira para a perpetuação da cultura afro-brasileira na cidade do Rio de Janeiro?
Justificativa
O presente tema foi escolhido, primordialmente pela atração da pesquisadora pela área da cultura afro brasileira e pelo convívio com esta cultura e seus referenciais.
Posteriormente outros fatores influenciaram tal escolha, como a realização de diversos tipos de eventos no bairro de Madureira, com o intuito de promover a cultura afro brasileira , o orgulho de muito dos moradores em participar destes eventos e a falta de divulgação e incentivos por parte do poder público para tais manifestações de cultura.
Objetivos
O objetivo geral deste trabalho é verificar a importância do bairro de Madureira para a disseminação da cultura afro-brasileira na cidade do Rio de Janeiro.
Enquanto os objetivos específicos são:
Apresentar a cultura afro-brasileira, seus expoentes e sua formação.
Identificar os tipos de patrimônio cultural e relacioná los com o tema abordado.
Descrever a história do bairro de Madureira, sua cultura e seus eventos..
Identificar possibilidades de fortificação da cultura afro-brasileira através do bairro de Madureira.
Referenciais teóricos
O surgimento do bairro de Madureira, remete ao período entre os anos de 1565 e 1567, para Ribeiro (2003, p.41) há sucessivos registros de concessões de sesmarias para a instalação de engenhos de cana de açúcar que ocuparam lentamente essas terras, sempre fazendo o movimento do litoral para o interior.
A expansão territorial do bairro, se deu em sua maior parte ao prolongamento da Estrada de Ferro Dom Pedro II, com a construção das ferrovias os caminhos se tornaram mais acessíveis, e os bairros do subúrbio se tornaram uma nova opção de moradia. Moradia está em sua maior parte, ocupada por negros libertos, que vinham migrando do interior do estado e de Minas Gerais, além de um menor número vindo da Bahia e do Espírito Santo (SIMONARD, 2005). Ribeiro (2003) complementa a formação do bairro com habitantes vindo dos morros da região central da cidade, como: Castelo, São Carlos e Mangueira.
Muitas destas famílias, estabelecidas em Madureira, possuíam vínculos entre elas, uma cultura oriunda de sua vivência. Estas famílias trouxeram suas referências culturais e misturaram com a cultura remanescente das antigas fazenda, desta forma nascia o Jongo, patrimônio cultural e imaterial brasileiro, tendo como o berço o Morro da Serrinha.
De acordo com Boy, o Jongo influenciou decisivamente o nascimento do samba do Rio de Janeiro. (2006, p.46). Os moradores do bairro acabaram por criar sua própria forma de lazer nas comunidades, que tomaram grande magnitude e visibilidade. Para Boy:
As ladainhas, os blocos de carnaval, os pastoris, as casas de umbanda,
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