A Ética e Turismo
Por: Elisa Nascimento • 11/10/2016 • Trabalho acadêmico • 798 Palavras (4 Páginas) • 751 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Curso: Licenciatura em Turismo
Disciplina: Ética e Turismo
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1 PERÍODO-2016
Aluna: Elisa de Souza do Nascimento
Matrícula n° 16116100018
Os temas abordados nos textos: “A existência da ética” e “Filosofia Moral”, tratam de questões éticas inseridas na conduta humana e, na sua importância acadêmica, a serem dimensionadas pelo estudo através da pesquisa histórica a fim de um melhor entendimento do comportamento do individuo diante a um grupo social, seja, a cada região ou a cada tempo.
Com isto, por exemplo, proporciona permitir a reflexão sobre: o que é ético, o que é senso moral e o que é consciência moral, temas estes que ajudam a identificar o papel fundamental do estudo da Ética nas mais variadas áreas acadêmicas e a comparar os conceitos da Ética nas atividades cotidianas.
Neste contexto, fica evidenciado que o indivíduo procura se basear em parâmetros socialmente aceitos, que lhe permitam o convívio com as outras pessoas, entendendo-se, portanto, que ele busca se guiar pelos conceitos que norteiam a prática dos valores positivos e das qualidades humanas.
E, é exatamente através dessa relação, que se pode vislumbrar quanto às influências das ações sociais e das suas consequências no mercado turístico, por exemplo. Isto porque, faz-se necessário conhecer os conceitos da Ética para entender o seu papel e as respectivas responsabilidades frente à sociedade, como profissional de turismo.
Como exemplo, pode-se citar o necessário e imprescindível conhecimento do Código de Ética e a necessidade de ser fiel aos seus termos, como objeto fundamental da profissão, pois é o principal compromisso para o profissional do Turismo.
É desta forma que a Ética normativa determina as normas dos deveres profissionais, e, com isto, esclarecendo a importância do contato com a Ética.
Conduzir junto ao estudo e a compreensão da ética, discernimentos relativos ao que são valores e como são caracterizados, de acordo com cada sociedade, notoriamente é de grande relevância para se considerar que as diversidades culturais interferem diretamente na composição e compreensão desses valores. Isto porque, a ação humana é fruto de uma escolha, seja entre o certo e o errado ou entre o que é bom e o que é mal, mas, contudo, essa satisfação ou insatisfação, seja por atitudes ou ações, num certo momento de interpelação entre os indivíduos, é o que definimos como Senso moral, pois são os valores que se constroem baseados na moral.
Já as decisões refletidas em resposta a essas ações e a “linha de raciocínio” que guia essa “atitude de resposta” a uma determinada situação, é a Consciência moral.
Compreender esses conceitos, além de relevante para a evolução humana, é fundamental para correlacionar as ações sociais, diferenciar como elas se caracterizam de sociedade para sociedade e como a diferença cultural influencia.
Pode-se dizer que a partir desses conceitos, tornou-se absoluto compreender as definições de certo e errado “apresentadas” na sociedade e o que norteia as linhas dos códigos de ética das profissões.
...