Aeroporto de Bankok
Por: Wilker Carvalho • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.721 Palavras (7 Páginas) • 625 Visualizações
Manutenção Corretiva
J. R. Tony (1999) a manutenção corretiva também conhecida como manutenção de quebras que geralmente é realizada quando uma instalação, uma máquina ou um carro quebra, geralmente quando o caminhão ou veículo esta em operação, ou um carro esta em movimento, o que resulta em programações perturbadas, acarretando excesso de estoques acumulados e entregas atrasadas, por isso é chamada de manutenção corretiva que serve para correção de falhas e quebras, além disso, a falta de manutenção adequada resulta em desgaste da frota e em um desempenho ruim. Por exemplo, se não se faz uma manutenção adequada de um caminhão, poderá apresentar problemas, tendo um desempenho ruim na estrada, chegando até a quebrar e deixar o usuário na mão.
A quebra de um equipamento ou de um caminhão traz transtornos irreparáveis em termos de objetivos de entregas e transporte a manutenção corretiva deve ser realizada conforme as quebras acontecem durante o percurso no setor de transporte ou de qualquer outra natureza a atenção com a manutenção corretiva deve ser redobrada exigindo pessoal altamente especializado, pois a política de manutenção corretiva tem seu custo associado.
Na práticas, o programa de manutenção corretiva deve estar pronto para o atendimento de falhas e problemas ocorridos durante a operação de transporte, ter peças sobressalentes e capacidade em termos de equipamentos, tanto para reparos imediatos no menor espaço de tempo possível, quanto para colocar o caminhão em funcionamento o mais rápido possível para não gerar atraso ou acumulo nas entregas, em quanto é feita a substituição das peças com problemas mecânicos ou quebrados. A manutenção corretiva é aquela que acorre durante o processo ou a operação, tanto de frota de veículos, como em instalações e equipamentos de uma organização.
A manutenção corretiva tem muita importância para o processo produtivo de uma empresa seja ela em que área atuar, pois todo ciclo produtivo possui problemas de imediato e inesperado com falhas e problemas em sua linha de produção e a manutenção corretiva exerce a função de diagnosticar estas falhas e problemas e solucionar no tempo mais curto possível para não atrapalhar o processo em si e dependendo do grau destas quebras ou falhas é necessário que esta manutenção seja prolongada, mas gera alto custo de tempo de produção parado.
Manutenção Preventiva
De acordo com J. R. Tony (1999) para que a frota continue a fazer um trabalho com a qualidade necessária, os seus caminhões deve ser mantido em excelentes condições de trabalho, e o melhor modo de realizar isso é com o programa de manutenção preventiva, que é um programa muito importante para a empresa, pois além de manter a qualidade, mantém baixos níveis de estoque de peças e baixo custo. A manutenção preventiva começa com inspeções diárias, lubrificação e limpeza que pode ser realizado pelo próprio motorista do veículo.
Conforme Martins (2006) na manutenção preventiva ou periódica os equipamentos, as maquinas e as instalações sofrem intervenções da manutenção, com reparos ou trocas de peças danificadas, em função do intervalo médio de tempo entre falhas e problemas ocorridos, levantando para cada equipamento, um componente ou uma peça de acordo com indicações do fabricante ou registros históricos da empresa, esse esquema é controlado por softwares articulados e automatizados com o planejamento empresa, pois os equipamentos ou maquinas devem ser postos a disposição da manutenção nas datas definidas no início do período do planejamento, a grande vantagem desse esquema é evitar paradas não programadas decorrente de falhas nos equipamentos, veículos ou máquinas, porém á duas desvantagens, causa conflito com a produção por causa de entregas e faturamento e leva à empresa a trocar de alguns componentes que ainda não atingiram o fim da vida útil.
Moura (1997) afirma que a melhor manutenção é aquela que previne acidentes e falhas, ela envolve exames e inspeções de rotinas para minimizar as falhas e acidentes durante o percurso. Em geral nenhum programa de manutenção preventiva pode operar satisfatoriamente sem algum equipamento extra, por isso é necessário possuir peças sobressalente, os veículos podem ser programados para inspeções e reparos sem intervenção na atividade da empresa, se a empresa possuir uma grande frota, como caminhões e veículos de autoestradas é normalmente mais econômico a própria empresa ter seus próprios almoxarifados e setor de manutenção preventiva e usar os métodos convencionais de prevenção de seus componentes, já uma empresa de pequeno porte, com poucas unidades de veículos é mais econômico contratar serviços de manutenção preventiva e assistência externa, para evitar que ocorra problemas e falhas na frota.
Os autores acima explanam que a manutenção preventiva é de suma importância para as empresas, tanto de grande porte como de médio e pequeno porte, pois é através da manutenção preventiva que a empresa evita transtornos no dia a dia, pois as entregas ocorrem na maioria das vezes no momento e na hora certa, convém muito mais ter um custo de programa de manutenção preventiva do que ficar exposto a quebras e falhas a todo momento, trazendo muito mais prejuízo com a manutenção corretiva. Por isso toda a empresa deve ter um programa de manutenção preventiva para manter sua frota sempre trabalhando sem transtornos para os mesmos.
Arnold, J. R.Tony. Administração de Materiais: uma Introdução. São Paulo Editora Atlas 1999.
Martins, Petrônio G. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 2ª Edição; São Paulo. Editora Saraiva, 2006.
Moura, Reinaldo Aparecido. Manual de Logística: armazenagem e distribuição física, volume 2; São Paulo. Editora IMAM, 1997.
Este trabalho também tem a finalidade de informar o desenvolvimento das atividades
realizadas e acompanhadas no decorrer do estágio como: acompanhar os serviços de manutenção básica, preventiva, corretiva de veículos e máquinas; gerenciamento e supervisão; como também acompanhar os controles realizados através do software de gerenciamento de manutenção de frota.
atividades realizadas no estágio integrado no acompanhamento e gerenciamento da manutenção da frota da Usina Caeté - Unidades Cachoeira e Marituba.
2.2 Objetivos específicos ∙ Reconhecimento de todas as áreas da Usina, buscando o relacionamento das respectivas áreas bem como a forma de relacionamento com Organograma da empresa. ∙ Acompanhar as atividades de manutenção básica da oficina agrícola, como troca de caixa de marcha, retificação de motor, troca de óleo. ∙ Acompanhar o desenvolvimento do plano de Manutenção Preventiva no que concerne a frota. ∙ Acompanhar a aplicação da manutenção corretiva em toda a usina. ∙ Participar do acompanhamento e desenvolvimento de projetos básicos. ∙ Acompanhar através de levantamento de dados os controles do software de gerenciamento de manutenção da frota.
...