TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLÉGIO ESTADUAL REPÚBLICA DE ANGOLA TRABALHO DE DEPENDENCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  2/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

COLÉGIO ESTADUAL REPÚBLICA DE ANGOLA

TRABALHO DE DEPENDENCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Nome: Priscila

Rio de Janeiro, 09 de novembro de 2021

3 º  Ano.

COLÉGIO ESTADUAL REPÚBLICA DE ANGOLA

ATUAÇÃO E

DESEMPENHO DOS

NEGROS NAS

OLIMPIADAS

Nome: Priscila

Rio de Janeiro, 09 de novembro de 2021

3 º  Ano.

Sumario

1. Introdução

2. Texto: Atuação  negros nos jogos olímpicos

3. Anexo: Primeiro negro a vencer Olimpíadas

4. Texto: Participação da mulher negra nas olimpíadas

5. Conclusão

6. Bibliografia


Introdução

Atualmente, vimos muitos negros terem sucesso nos jogos Olímpicos. Temos exemplos recentes e marcantes, como Usan Bolt, Michael Jordan, Simone Beles. Mas, não foi fácil resistir e lutar contra violência racial e preconceito social, até conquistarem seu lugar e respeito nas Olimpíadas.


Os primeiros jogos olímpicos aconteceram no ano de 1896, no final do século XIX. Naquele tempo, somente as pessoas brancas e com recursos financeiros podiam participar. Essas regras, excluíram as pessoas pobres  e negras dos jogos.

Em 1904, na terceira edição das olimpíadas em Saint Louis. Os primeiros negros tiveram a oportunidade de participar, porém não tiveram sucesso, pois foram chamados dois zulus semisselvagens (povos do sul africano) que estavam despreparados. Disputaram a maratona descalços e de chapéu de palha, virando motivo de gozação do publico americano.

                          [pic 1]

A sociedade na época usou o fato para inferiorizar os negros no esporte. Criando suposições absurdas, como, de que negros não tinham a capacidade para prática de esportes, que exigiam alta capacidade de inteligência e concentração. Ou de que seus ossos eram pesados e formatura do corpo inadequada.

Mesmo diante das criticas da sociedade, os negros não desistiram e um pouco mais, de três décadas depois, da primeira edição das olimpíadas, mostraram seu desempenho e resiliência. Conquistando a primeira medalha.


E finalmente em 1908, tivemos o primeiro negro a vencer uma olimpíada. Foi o atleta John Taylor, que conquistou a medalha de ouro nos 400 metros rasos de revezamento misto.

[pic 2]

Imagem de John Taylor o primeiro negro a ser campeão olímpico em 1908 – Londres

.


As mulheres negras tiveram ainda mais dificuldades, para ocupar espaço nos jogos olímpicos. Pois além de negras, eram mulheres. Somente em 1900, na segunda edição dos jogos modernos. Que as mulheres puderam competir.

Em 1948 as mulheres eram somente 9,5% de 4.104 atletas inscritos nos jogos. Essa edição foi marcante, pois é nela que celebramos a conquista da primeira mulher negra campeã dos jogos olímpicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (238.4 Kb)   docx (170.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com