Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Por: Josiane Soares • 2/7/2019 • Relatório de pesquisa • 873 Palavras (4 Páginas) • 261 Visualizações
[pic 1]
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca |
Relatório de viagem |
Destino: Paraty |
Josiane Ferreira Soares 01/07/2019 |
O presente documento visa discorrer sobre as atividades desenvolvidas pela comissão de hospedagem, composto inicialmente por Josiane, Nathália, Clayton e Kevin participantes da disciplina de TAI IV (trabalho de análise interdisciplinar IV). Ficamos incubidos de encontrar uma hospedagem adequada para todos os clientes e alunos se hospedarem durante a viagem e conseguir um preço que fosse acessível a todos; além de um local fosse de fácil acesso e que, impreterivelmente, fosse próximo a rodoviária de Paraty, devido suas ruas de paralelepípedo prejudicarem na locomoção com malas.
Posteriormente a comissão foi reduzida para apenas um membro efetivo, devido problemas pessoais de um integrante e remanejamento de outros dois. Inicialmente a falta de consistência e rotatividade na comissão de hospedagem causou certo desconforto, pois muitas pessoas distintas entraram em contato com a pousada como responsáveis pela viagem. Porém no final ocorreu tudo bem e conforme o esperado.
ESCOLHA DA POUSADA E AVALIAÇÃO:
Inicialmente todo trâmite foi realizado por meio de uma abrangente pesquisa na internet, através de sites especializados em hotéis e pousadas e também no google, para que se pudesse ter um melhor parâmetro de valores e qualidade dos respectivos meios de hospedagem da região, especificamente da cidade de Paraty, que foi o destino da viagem.
Após este processo de pesquisa, foram selecionadas 3 possíveis hospedagens, que foram levadas para votação em sala de aula, para que todos os alunos envolvidos pudessem escolher qual seria a melhor opção, de acordo com a faixa etária e perfil do público alvo já predeterminado em uma pesquisa, realizada anteriormente, para fins de realização da viagem. A pousada escolhida, quase que unanimemente, após apresentação das respectivas fotos foi a Pousada das Pedras.
Os alunos, em sua maioria, inclinaram-se para a escolha da mesma, não só pelas lindas fotos do local, mas também por sua ótima localização: há 5 minutos do terminal rodoviário e apenas 500 metros do Centro Histórico de Paraty, muito próximo a bares, restaurantes e ateliês da cidade, proporcionando praticidade e agilidade na locomoção.
Toda negociação de valores e afins foram fixados anteriormente à viagem, com a gerente da pousada que atende pelo nome de Danielle Rodrigues. Todo processo foi realizado via e-mail para registro formal escrito dos valores e confirmado por ligação ás vésperas da viagem.
Chegando a pousada todos foram recepcionados pela Daniella e outros 2 colaboradores que nos conduziram até os quartos. Ressalvo que a recepção dos clientes deveria ter sido feita com um numero maior de funcionários e mais organização, visto que o número de clientes e total de leitos necessários já havia sido avisado com antecedência considerável, porém, infelizmente, não tinha como a comissão prever tal descaso e nos resta apenas pedir desculpas em nome da pousada.
Abordarei também a seguir, as atividades desenvolvidas e seus contratempos, discorrendo, brevemente sobre os anseios do processo, além da minha avaliação sobre o desenvolvimento da viagem e sugestões de melhoria para uma próxima oportunidade.
RELATÓRIO DA VIAGEM
- Atividades desenvolvidas:
Foram desenvolvidas diversas atividades e bem variadas como: passeio pelo centro histórico cultural com guia local profissional credenciado no Cadastur, que, ao longo da caminhada foi interagindo com o público através de perguntas históricas sobre o local, criando assim um gancho com outra disciplina ministrada no CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca), a matéria de Patrimônio Cultural, aplicada pela docente Camila Dazzi. Realizamos também, um passeio de escuna, com 5 paradas: 3 praias (praia da Lula, praia Vermelha e praia do Iriri) e 2 em alto mar apenas para mergulho. O passeio de escuna teve a duração de 5 horas no total. À noite os clientes puderam presenciar a tradicional festa do Divino Espirito Santo de Paraty, famosa na região, que contava com apresentações ao vivo de diversos cantores.
...