Eventos - FMU
Por: Angel Vayda • 6/5/2015 • Projeto de pesquisa • 779 Palavras (4 Páginas) • 446 Visualizações
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO
Angela Carolina Vayda – r.a. 7120039 – 3º semestre
CONCEITO DE EVENTOS E SEU MERCANDO NA ATUALIDADE NO BRASIL
SÃO PAULO, 2015
DEFINIÇÃO DE EVENTOS E SEU MERCADO NA ATUALIDADE
A definição de Eventos
“Evento é um instrumento institucional e promocional, utilizado na comunicação dirigida, com a finalidade de criar conceito e estabelecer a imagem de organizações, produtos, serviços, ideias e pessoas, por meio de um acontecimento previamente planejado, a ocorrer em um espaço de tempo com a aproximação entre os participantes, quer seja física, quer seja por meio de recursos da tecnologia”. (MEIRELLES, Gilda Fleury. Tudo sobre eventos. São Paulo: STS, 1999, p.71.)
“Os eventos constituem uma atividade de grande interesse para as organizações, tendo em vista que propiciam o envolvimento direto dos públicos na sua realização. São, por conseguinte, um excelente meio de comunicação dirigida aproximativa entre a organização que os promove e o público que deles participa”. (KUNSCH,2003, p.385)
Ou seja, evento nada mais é do que uma reunião com objetivos específicos, no geral, para chamar a atenção de um determinado público para um determinado produto. Trata-se de uma forma de interagir com o público alvo e intensificar sua relação com ele.
1.2 O mercado de eventos no Brasil
Dados os grandes acontecimentos esportivos desta década, como a Copa do Mundo FIFA, em 2014, e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em 2016, o Brasil vêm sendo considerado o principal destino para os grandes eventos do momento. Com isso, a procura de requalificação para profissionais já existente no mercado e de formação, para aqueles que sonham em usufruir da visibilidade do país no mundo, têm sido grandes.
O Governo Federal, através do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), criou vagas em diversos tipos de cursos com o intuito de abastecer um mercado extremamente promissor. Além de cursos de idiomas, também foram criados cursos de Hospitalidade e Lazer, Segurança, Produção Alimentícia, entre outros. Com esta iniciativa, o mercado ganha novos adeptos e gera ainda fonte de renda para aqueles que permanecerão nos locais que sediarão os próximos grandes eventos.
Um dos fatores que chama a atenção dos profissionais da área de eventos, no Brasil, é a frequente depreciação do dólar, desde às eleições presidenciais de outubro de 2014. Segundo Osiris Marques, autor do blog Turismo e Eventos, da Revista Eventos, a alta do dólar oportunidade para a internacionalização do setor e para aprendizado dos profissionais do segmento. Já para a Panrotas Editora, em pesquisa realizada em parceria com a Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, o mercado não está tão otimista. 37,2% dos pesquisados acreditam que o setor reduzirá seu faturamento comparado com os anos anteriores.
No geral, é sabido que o Brasil continuará sendo procurado para sediar grandes e lucrativos eventos, como os festivais de música. A exemplo do Lollapalooza, onde somente em 2015 gerou mais de R$ 93 milhões em gastos na cidade de São Paulo, apenas em um final de semana de evento e movimentou todos os setores de hospitalidade da cidade, como restaurantes, casas noturnas e hotéis. No geral, segundo a SPTuris, o turista que visitou a capital paulista para participar da versão brasileira do festival americano, gastou em média R$ 1.659,00, excluindo os valores dos ingressos.
...