Galicia, uma metade do brasil
Por: Taianebarros • 18/3/2017 • Trabalho acadêmico • 559 Palavras (3 Páginas) • 270 Visualizações
O Mar Maior, em parceria com o editorial brasileira Ponteatlântica, apresenta-se aos leitores ou leitoras através da revista CRE Brasil um projeto editorial pensado para a difusão e conhecimento de cultura galega no mundo, especialmente no Brasil.
Centos de milhares de famílias emigraram a estas terras desde a Galiza. Galegos e galegas que no século XIX e nas primeiras décadas do século XX sobretudo, vieram a se estabelecer aqui, nos grandes espaços do Brasil, e aqui construíram a sua segunda pátria, que foi logo a pátria do seus filhos e dos seus netos.
A contribuição galega é um elemento fundamental na construção da identidade plural na nação brasileira, como acontece em outros países: Cuba, Argentina, Uruguai e etc. A língua do Brasil tem as suas origens históricas, igual que o português de Portugal, na antiga Gallaecia, o antigo reino dos Cancioneiros, que produziu uma das líricas mais ricas na Europa do século XIII.
O presidente do Conselho da Cultura Galega e fundador da Associação Espanhola de História Contemporânea é um exemplo de informação amena e documentada que nos ajuda a conhecer a significação desta nação-cultura, como ele mesmo define: a Galiza europeia, a Galiza dos ilustrados, a Galiza da emigração, a Galiza do crescimento econômico, moderna, com seus símbolos e as suas instituições, instalada no marco cultural, econômico e político da Espanha e da União Europeia.
O secretário general de emigração, Antônio Rodriguez Miranda, a delegada Marisol Diaz, e o chefe de Serviço da Juventude e voluntariado da sede territorial do conselho de política social, inauguraram em julho, na Universidade Laboratorial de Ourense a edição de 2016 o programa “Escolas Abertas”, destinado as comunidades galegas, e a residentes de fora da Galicia.
Se trata de um programa que pretende difundir a cultura, modo de vida e atualidades da Galicia por todo o mundo através de convivência e de indivíduos que transmitem a sua experiência própria a muitos outros lugares de origem e residência habitual, mediante ao efeito multiplicador de cursos formativos. Desta maneira, a Galicia atual é conhecida de maneira mais efetiva.
Este programa está sendo constituído por formadores de lugares que, por seus conhecimentos e também a sua experiência de contato direto com a realidade atual do país, leva aos cuidados de Galicia do exterior.
Com a instrução e melhora de habilidades de seus participantes tendo a iniciativa, se acrescenta aos interesses e a formação de milhares de galegas e galegos residentes, nascidos ou fora da Galicia.
Os cursos que se levam a eles realizaram nesta edição das seguintes modalidades: gaita tradicional galega, baile tradicional galego, percussão tradicional galega, canto popular, pandeireta, confecção de traje.
Um exemplo de diversidade de cultura é o Colégio Miguel de Cervantes é centrado em uma integração do currículo brasileiro e espanhol e no desenvolvimento de uma ampla e abrangente, humanista, formação diversificada e personalizada. A ação educativa é dirigida para uma convivência harmoniosa, participativa e colaborativa.
Para o ensino secundário, a proposta de um conjunto de programas curriculares é desenvolvido e integrado que visa ir além do bilinguismo e do multiculturalismo chegar à área do que o caracteriza como uma instituição alienada com as exigências e desafios de hoje.
...