Gastronomia Regional - Colômbia
Por: malvesgaldino1 • 18/4/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 697 Palavras (3 Páginas) • 279 Visualizações
[pic 1]
Mateus Alves Galdino
Norma Santos
Gastronomia Regional - Colômbia
Fortaleza, 2017
Resumo
As principais cidades da Colômbia são Bogotá, localizada na planície na Cordilheira doa Andes a 2600 m de altitude. Medellin, uma cidade moderna, com bom sistema de transporte público, há dezenas de espaço públicos como ´raças e parques. Cartagena, conhecida como a “Heroica” com belas praias, todas além de atrativos já citados também contam com polos gastronômico muito forte. Uma das mais fortes influências na culinária colombiana são a espanhola, já que foi sua colônia por muitos anos, africana, pois desembarcaram como escravos no século XVII, introduzindo assim a sua cultura na gastronomia e indígena, população nativa das montanhas andinas. Depois vieram os franceses e ingleses que introduziram um toquezinho da sua cozinha em vários pratos
Palavras chaves: Colômbia, Gastronomia, Turismo.
Conteúdo histórico da alimentação da Colômbia
Uma das mais fortes influências na culinária colombiana são a espanhola, já que foi sua colônia por muitos anos, africana, pois desembarcaram como escravos no século XVII, introduzindo assim a sua cultura na gastronomia e indígena, população nativa das montanhas andinas. Depois vieram os franceses e ingleses que introduziram um toquezinho da sua cozinha em vários pratos. Dependendo da região do país, a influência de uma cultura fica mais forte que a de outra. Mas ingredientes como milho, batata, repolho, pepino, alcachofra e arroz são usados por toda a Colômbia.
O clima também diz muito sobre a sua gastronomia. Por isso apesar de altitude que resulta em baixas temperaturas, os locais próximos a linha do equador são quentes, resultando em uma variação climática que interfere nos tipos de alimentos cultivados em cada região e nos costumes culinários.
Assim como o clima do país, a cozinha colombiana é cheia de nuances. Os ingredientes são abundantes e garantem a elaboração de pratos típicos como o ajiaco santafereño, uma sopa típica do interior do país feita com itens como batata, milho e frango! O café, assim como no Brasil, é outra estrela da culinária colombiana.
- Produtos típicos
A base da culinária colombiana e a Arepa uma espécie de tortilha a base de milho, que é consumida em todas as refeições do café da manhã até o jantar.
Um hábito muito comum entre os colombianos é consumir uma papa como entrada no prato principal (independente do clima), também muito marcante na culinária é a banana da terra, utilizada verde ou madura.
A batata (papa criolla) é uma espécie de batata diferente da cultivada no Brasil, ela é pequena, redonda e com um sabor mais intenso, muito utilizado em um dos seus pratos principais a Ajiaco.
O milho está presente em diversos pratos colombianos, de diferentes formas de cozimento e preparo. O milho é usado em uma das receitas mais conhecidas da Colômbia – Arepa (um pãozinho de massa de farinha de trigo, redondinha e achatado), pode ser frito ou assado.
Plátanos – um tipo de banana da terra quase nada doce. Com ele se faz o Patacón – plátano verde amassado em forma de placa, frito ou assado, bem crocante, que acompanha muitos pratos salgados
Aborrajado – São plátanos (banana da terra) recheados com queijo, empanados e fritos
...