O DIREITO PROCESSUAL CIVIL V. PROF. DRA. CARICIELLI LONGO
Por: siahdiu • 25/3/2020 • Seminário • 325 Palavras (2 Páginas) • 265 Visualizações
DIREITO PROCESSUAL CIVIL V. PROF. DRA. CARICIELLI LONGO.
28.02.2020.
Maurílio promoveu demanda em face da Empresa Fale Pouco Pague Muito e apresentou pedido de repetição indébito, requerendo, ainda, a concessão de tutela de urgência para proibir a Demandada em promover novas cobranças, tendo em vista que os descontos indevidos eram realizados em seu cartão de crédito. Após a apresentação de defesa pela ré, o juiz prolatou sentença em que concedeu a tutela provisória e, no mesmo pronunciamento, julgou o pedido procedente de forma definitiva. A empresa interpôs recurso de apelação requerendo a reforma total da sentença.
Em face da situação hipotética apresentada responda?
- Na situação narrada houve a concessão de tutela provisória antecipada ou julgamento antecipado da lide? Qual deles possui a cognição exauriente? Explique.
- Por qual motivo haveria a necessidade de conceder a tutela provisória na sentença para torná-la definitiva? O juiz agiu corretamente? Explique.
- Maurílio promoveu pedido de tutela provisória antecedente e que foi concedido em sede liminar. Certo ou errado? Explique.
- Para a concessão da tutela provisória, ainda que na sentença, está dispensada a demonstração de que a não concessão implicaria em resultado útil do processo? Explique.
- Se o Magistrado não concedesse a tutela provisória na sentença, poderia ela ser concedida em grau de recurso? Justifique sua resposta. Em caso afirmativo, responda: O pedido deve ser formulado para o Juízo ‘a quo’ ou juízo ‘ad quem’? Explique.
- O juiz pode conceder tutela provisória de ofício? E revogá-la? Justifique sua resposta.
- Uma tutela provisória não concedida, caso não haja recurso da decisão, implicaria em preclusão?
- O Magistrado poderia conceder uma tutela provisória de urgência diversa da pleiteada? Justifique sua resposta.
- Uma vez antecipada a tutela, ela conserva sua eficácia até o trânsito em julgado da sentença. Certo ou errado? Justifique sua resposta.
- Na hipótese narrada, se a decisão for reformada em grau de recurso, a Demandada, em todo caso, terá direito à indenização pelos efeitos produzidos, até então, pela tutela provisória anteriormente concedida? Justifique sua resposta.
...