O Meio Ambiente
Por: Thay Araújo • 6/12/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 532 Palavras (3 Páginas) • 266 Visualizações
Disciplina: Meio ambiente e ética
Acadêmica (o): Thauene Araújo da Penha - 2017112536
Turma: B
Principais problemas ambientais em Araguaína
A poluição dos rios em Araguaína - To tem sido um dos grandes problemas do município, lixo, entulhos e até mesmo esgoto ameaçam a sobrevivência deste recurso natural que é essencial para a manutenção de córregos e rios.
[pic 2]
Nascente na região central de Araguaína é
sufocada pelo lixo e pelos entulhos
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
As nascentes que são de fundamental importância sofrem com tanta poluição, pois fornecem água para os córregos e rios que abastecem toda a cidade, regulam o micro clima e controlam os desastres naturais, além de serem importantes locais para alimentação e reprodução de animais silvestres.
Os córregos urbanos e nascentes recebem constantemente lixo e esgoto, e isso impede que animais sobrevivam e desenvolvam seu papel no meio ambiente. A população é bastante afetada pela poluição das águas, o aumento de casos de doenças, a diminuição da oferta de água é alguns deles.
Em Araguaína, segundo o professor e pesquisador da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luiz Bovolato, em entrevista ao G1 pela Tv Anhaguera, a preservação das nascentes é ameaçada pelo lixo e pela ocupação das áreas próximas do curso de água. "Essa é uma questão que não diz respeito apenas ao poder público. A participação popular também é responsável por isso. Mas é necessário em conjunto uma ação do poder público, em relação à informação e a fiscalização".
As nascentes dentro do perímetro urbano não são o único problema. O lançamento de lixo nos córregos e nas ruas acaba por prejudicar a cidade em períodos chuvosos. Segundo ‘’a folha do bico’’ são retirados por dia em cada setor de Araguaína, aproximadamente 300 sacos de lixo, por mês chegam a recolher 6 mil, que são levados para o aterro sanitário.
No dia 12 de setembro de 2017 publicado no jornal ‘’Folha do Bico”, o novo projeto Olhos D’água em Araguaína tem como objetivo recuperar 50 nascentes na bacia hidrográfica do Rio Lontra até o município de Araguanã, que prevê cercamento da área das nascentes e o plantio de mas de 75 mil mudas. “O projeto prevê a implantação de cercas em um raio de 50 metros no entorno das nascentes, alem do monitoramento dessas plantas no período de cinco anos”, informou o secretário do Meio Ambiente Junior Marzola. A despoluição e recuperação de nascentes também é um dos projetos a serem desenvolvidos, promovendo também o envolvimento da comunidade na preservação desses locais, e previstos parques e áreas de preservação ambiental, além do parque Cimba.
Como participante da sociedade araguainense, não jogar lixo nas ruas, rios e córregos, são atos que contribuem com a preservação do meio ambiente e das nascentes. Participando de projetos, movimentos e palestras que envolvem o assunto também são formas de contribuir, incentivando meus vizinhos, colegas, familiares e amigos ajudam neste processo de conscientização.
...