O Planejamento e Organização do Turismo
Por: Ellen Correa • 17/8/2022 • Trabalho acadêmico • 718 Palavras (3 Páginas) • 175 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Licenciatura em Turismo
Disciplina: Planejamento e Organização do Turismo Profº:Uhelinton Viana
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 – (AD2)
São Fidélis é um município do Estado do Rio de Janeiro, localizada na Microregião de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense e foi fundada em 27 de setembro de 1781. Cercada por uma vasta extensão de Mata Atlântica e banhada pelo Rio Paraíba do Sul e por dois importantes afluentes: Rio Dois Rios e Rio do Colégio. Os atrativos turísticos também estão presentes, contando com construções históricas, culturais e ecológicas. Por ser conhecida como a “Cidade Poema”, foi escolhida para realizar o 1º Festival de Poesia Pós- Pandemia do Covid-19. Tal Festival tem o intuito de celebrar a vitória sobre a Pandemia, revelar novos talentos e a retomada das atividades turísticas nessa região, mas principalmente, reforçar os laços que nos unem e demonstrar que juntos somos mais fortes.
No centro da cidade de São Fidélis, existem vários atrativos turísticos Histórico-Cultural da região. Além de conhecer um pouco mais da história da cidade, o turista tem a possibilidade de experimentar a gastronomia local, comprar produtos artesanais produzidos pelos próprios moradores e participar dos diversos eventos que ocorrem na cidade durante o ano inteiro. Dentre todos os atrativos de São Fidélis, dois se destacam mais devido a sua importância histórica para a cidade.
O turista pode começar o seu passeio dando inicio pela Igreja Matriz de São Fidélis:
- A Igreja Matriz de São Fidélis: Erigida pelos frades Capuchinos da Ordem de São Francisco de Assis, a Igreja Matriz de São Fidélis é um valioso exemplar da nossa arquitetura religiosa, apresentando em seu majestoso estilo tendências barrocas e românticas. A sua construção em forma de cruz relembra a Basílica de São Pedro em Roma. Em 1809, foi realizada a primeira missa. O prédio foi tombado pelo INEPAC no ano 2002.
E após sair da Igreja Matriz, o turista pode seguir para o Solar do Barão de Vila Flor
- Solar Barão de Vila Flor: Fundado em 1847, o Solar do Barão foi construído para atender aos interesses particulares do então fazendeiro João Manoel de Souza, que almejava um título de nobreza “De Vila Flor”, que só conseguiria através do Imperador Don Pedro II. A construção do solar possibilitou a visita do Imperador, quenomeou São Fidélis à categoria de Vila. Em 1957, o prédio foi doado ao município onde no ano de 2002 foi tombado pelo INEPAC, atualmente suas dependências são usadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, onde funcionam a Biblioteca Municipal “Corina Peixoto de Araújo”, o Memorial “Terra de Luz”, o Telecentro (biblioteca virtual) e o Centro Comunitário de Internet.
Quem visita a Cidade no mês de Abril, tem a oportunidade de participar da tradicional Festa de São Fidélis que acontece na Igreja Matriz e nos arredores da mesma com várias apresentações musicais, desfile cívico, barracas com comidastípicas, assim como uma programação religiosa e o último dia de festa é encerrado com a queima de fogos, tal celebração serve para homenagear o Padroeiro da cidade. Outro evento importante da cidade é a Semana Cultural que acontece no mês de Setembro no Solar Barão Vila Flor, que é conhecido como o maior Festival Nacional aberto de Poesia falada do país, valorizando os artistas locais de diversas áreas como: dança, música, teatro, literatura e artes plásticas.
...