O Turismo em Perspectiva
Por: olha_ojorge • 29/3/2017 • Resenha • 532 Palavras (3 Páginas) • 321 Visualizações
O surgimento do turismo como atividade econômica organizada e sua atual importância econômica, destacando o setor turístico brasileiro, o seu potencial e fatores que levaram a seu crescimento nos últimos anos […] “estabilidade econômica interna com índice de inflação controlado, diminuição da taxa de juros e a política governamental que facilitou acesso ao crédito” […]
Entretanto destacam os obstáculos enfrentados para expansão de sua atividade no Brasil. Obstáculos estes que aparecem na sua baixa qualificação de mão de obra e dificuldades encontradas para aqueles que desejam investir no setor. Dificuldades como alta carga tributária, violência, infraestrutura precária nos aeroportos e baixa qualidade dos serviços.
Para o Brasil aproveitar toda sua capacidade turista se faz necessário algumas ações como o planejamento de suas potencialidades, especialização de sua mão de obra através de cursos de graduação, melhoria na segurança, maior marketing para o país, correção de suas deficiências no setor aéreo etc.
As razões que levam o Turismo a não possuir métodos próprios de pesquisas por se envolver em várias ciências e depender de vários setores da sociedade o que leva a dificuldade de construir um conhecimento específico sobre o setor.
Por interferir na vida das pessoas sejam estas turistas ou locais de determinada região se faz necessário o estudo sobre o impacto ambiental, cultural e patrimonial. Para isso é importante o profissional de Turismo manter-se sempre atualizado.
Se faz necessário o estudo de áreas como: ciências econômicas, sociais, humanas, espaciais, biológicas, exatas, administração, contabilidade, ecologia tendo em sua grade a possibilidade de sempre ampliar-se devido a sua interdisciplinaridade.
Muitos autores situam o início do Turismo na Grécia no século VIII a.C. com o início dos jogos olímpicos, quando muitos viajavam para assistirem aos jogos. Já outros acreditam ter sido iniciado quando os fenícios ao terem criado a moeda, o comércio e a expansão marítimo-comercial no mar Mediterrâneo.
Porém os romanos podem ser considerados os primeiros a viajar por prazer buscando divertimento e relaxamento. Pois inicialmente a grande maioria só se deslocava por motivos comerciais e religiosos. Ali foi também criado os primeiros éditos que instituem tributos e cadastrarem os viajantes.
Na Idade Média com a consolidação do feudalismo eram organizadas as feiras onde se reuniam diversas culturas internacionais e teve ali o início das pousadas para os viajantes gerando grande movimentação da economia.
Jovens europeus viajavam a fim de adquirirem conhecimento cultura e aventuras.
Ao longo do século XIX com o surgimento da viagem sobre trilhos e em seguida com a introdução do voo como meio de transporte devido a rapidez e conforto o número de agências de viagens aumentou devido a grande demanda cortando assim os custos e permitindo agora a uma classe média a possibilidade de adquirir algumas destas viagens.
No ramo da hospedagem e hotelaria um nome a ser citado é de Cesar Ritz conquistaram fama internacional pela forma de receber seus hóspedes com grande conforto além do seu investimento na gastronomia tudo para atrair muitos hóspedes,
...