O turismo brasileiro
Tese: O turismo brasileiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miarosenbrock • 24/9/2013 • Tese • 779 Palavras (4 Páginas) • 382 Visualizações
À medida que aprofundamos a investigação e ampliamos a nossa experiência sobre o fenômeno do crescimento e desenvolvimento do turismo no Brasil, começamos a entender porque o setor de turismo no Brasil, apesar de ter um imenso potencial e uma vocação reconhecida por todos, ainda enfrenta uma série de dificuldades.
A idéia deste artigo, é mostrar a grande oportunidade que temos diante de um momento único que se encontra o Brasil e que antes de mais nada, é preciso ter a humildade em avaliar e aceitar a verdadeira situação que o atual modelo se encontra.
O segundo capitulo do artigo pretende mostrar algumas dificuldades que precisamos enfrentá-las para que possamos buscar um novo caminho a primeira a ser destacada é a de que alguns personagens do turismo brasileiro nos induzem ao erro ao tratar o turismo com uma única atividade econômica. A segunda questão é a inexistência de um modelo claro, que aponte os elementos que integram a cadeira produtiva do turismo, prejudicando assim, todo o desenvolvimento do setor.
E como ultimo capitulo é tentar apresentar uma nova proposta para o desenvolvimento do turismo de forma a oferecer uma extensa lista de oportunidades de trabalho e educação nesta área que esta em franca expansão
2- O turismo brasileiro tem a grande oportunidade de ocupar espaços que no passado estavam reservados aos países desenvolvidos.
O Turismo Brasileiro vive hoje um momento muito especial, temos a grande oportunidade de ocupar espaços que no passado estavam reservados a apenas aos países desenvolvidos.
Com relação ao cenário, temos a realização da Copa do Mundo FIFA, em 2014, no Brasil e dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016, que constituem oportunidades para o Turismo nacional e para a imagem do Brasil no exterior. Sem dúvida, estes eventos impõem desafios importantes a serem enfrentados para que se constituam em um grande marco em que investimentos públicos e privados consolidem um legado para toda a população. Logo, a ação articulada entre governos e sociedade civil é um pressuposto importante para o enfrentamento deste desafio.
Estão previstos investimentos só na área de infra-estrutura de 23,47 bilhões de reais ate 2014, sendo 11,47 bilhões em mobilidade urbana, 5,7 bilhões em estádios, 5,56 bilhões em aeroportos e 740 milhões em portos
Há promessas na área de infra-estrutura em que prevê investimentos de 23,47 bilhões de reais ate 2014, sendo 11,47 bilhões em mobilidade urbana, 5,7 bilhões em estádios, 5,56 bilhões em aeroportos e 740 milhões em portos. Apesar da crise mundial os numeros da OMT apontam para uma retomada do crescimento do número de viagens (935 milhões em 2010 – crescimento de 7%); Expectativa de crescimento entre 4% e 5% em 2011.
Tivemos um crescimento de 2005 para 2010 de 64% da classe C, atingindo hoje uma marca histórica com 101,7 milhões de brasileiros na classe C e um crescimento de 60% na classe A e B chegando a 42,2 milhões de pessoas na classe A e B.
Faltam opções de turismo para a classe C, como pode ser confirmado na pesquisa VT/IBOPE/CNC que aponta para apenas 4% dos 101,7 milhões estão viajando
Apesar da crise mundial os numeros da OMT apontam para uma retomada
...