REsumo patrimonio imaterial
Por: bsilva65 • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 457 Palavras (2 Páginas) • 1.022 Visualizações
Patrimônio imaterial esta interligado a memória, pois segundo Bossi (2003) é do que houve mo passado que nos ligamos para a formação da identidade. Pinheiro (2004) concluiu que há 5 respostas para o apego do Ocidente a memória, a partir da década de 80, onde se iniciou um desejo maior pela recordação ao passado.
“A primeira seria uma tentativa de recuperar as possibilidades não realizadas como propiciadoras de um futuro mais atraente; em segundo, a volta de passados não resolvidos, sem luto, ligados a processos políticos dolorosos; a terceira seria uma tentativa de reinterpretar o passado, representando uma desfiguração da memória; a quarta seria motivada pela conscientização do homem de seu atual poder de interferir na mortalidade da natureza,(...) a crise na estrutura das temporalidades, gerada pela velocidade cada vez maior das sociedades contemporâneas, com a aceleração das imagens e das informações da mídia.”
A memória se junta um patrimônio, quando damos sentido ao termo que significa a permanência do passado e sua necessidade de guardar algo significativo para que não se perca ao longo dos anos. Para Chagas (2005), a preservação dessas memórias constituem pelo esquecimento, pois se houver o esquecimento e as perdas, não existirá oportunidade de haver um novo.
Tanto o patrimônio imaterial, quanto o cultural se unem principalmente quando é criando o decreto n° 3551 de 4 de Agosto de 2000, onde é uma tentativa de assegurar a existência desses bens que constituem o Patrimônio Cultural Brasileiro. Existem algumas implicações com a questão do imaterial mas apesar de tudo esse patrimônio é definido como “um conjunto de práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades reconhecem como parte integrante de sua cultura, tendo como uma de suas principais características o fato de tradicionalmente ser transmitido de geração a geração, gerando sentimento de identidade e continuidade em grupos populacionais” . Esse decreto acabou criando para o registro desses bens 4 livros:
I - Livro de Registro dos Saberes
II - Livro de Registro das Celebrações
III - Livro de Registro das Formas de Expressões
IV – Livro de Registro dos Lugares
Segundo o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional) é de primordial preocupação que esses conhecimentos passem de geração em geração e assim gere um sentimento de identidade de uma comunidade ou grupo.
Para se criar uma memória é necessário que haja uma interação de lembranças individuais e em grupo, assim como de grupo para individual, criando assim memórias coletivas, tirando dessa forma suas emoções, sentimentos e outros componentes que constituem esse patrimônio imaterial / cultural.
“Se desejamos preservar essas memórias temos que compreender a existência e a própria sobrevivência desses grupos”, pois não basta apenas saber de sua existência, se não conhecemos suas lembranças e ensinamentos por trás de cada patrimônio.
...