Resumo Patrimonio
Monografias: Resumo Patrimonio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CarineV • 11/10/2013 • 630 Palavras (3 Páginas) • 300 Visualizações
Patrimônio
o patrimônio é o conjunto de bens, direitos, e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro. O maior bem do ser humano é a vida; mas do ponto de vista contábil não são considerados bens algo que não pode ser avaliado em moeda.
O patrimônio é composto de elementos positivos e negativos. Os bens e direitos representam o aspecto positivo patrimonial. Ele pode ser considerado ponto de vista estático ou dinâmico;
Estático: controla, expõe e analisa os elementos que compõem o patrimônio;
Dinâmico: controla, expõe e analisa as modificações ocorridas no patrimônio, em razão das atividades desempenhadas na sua gestão.
Bens
Bens são todos os objetos materiais que integram o patrimônio.
Por definição jurídica, bem é tudo aquilo que pode ser objeto de direito e é suscetível de ser utilizado e apropriado.
Os bens são "classificados" em duas classes: bens corpóreos, bens incorpóreos.
Os bens corpóreos são materiais, têm existência física. Podem ser tocados e são visíveis, como por ex: dinheiro, terrenos, veículos.
Os bens incorpóreos não existem fisicamente. No caso de um programa de computador, por exemplo, o relevante não é o destaque ou meio que o contém, mas sim a produção intelectual de quem elaborou o programa.
Nesse caso o que importa é o nome do " tênis ou a etiqueta da calça"; mesmo que custem mais caro.
Portanto em relação a marca, o que está em evidência não são as características materiais ou físicas de um produto, mas sim certos aspectos psicológicos. Ex: Linhas telefônicas, pontos comerciais, programa de computador.
Direito
Em sentido contábil, os direitos representam créditos. São valores a receber ou a recuperar nas transações com terceiros.
Se uma empresa efetuar a venda à vista de mercadorias, será necessário emitir apenas a nota fiscal para a entrega das mercadorias.
NOTA FISCAL: os contribuintes são obrigados a emitir nota fiscal, caso contrario poderão sofrer uma pena que poderá ser desde uma multa até a apreensão de suas mercadorias.
FATURA: Se a venda for a prazo, haverá necessidade de um documento que sirva para provar a existência do seu valor a receber e para posterior cobrança.
A fatura comercial é um documento que lista as mercadorias vendidas, indicando sua quantidade, qualidade, espécie, preço, nomes e endereços do vendedor e comprador, data de sua emissão e a data da remessa das mercadorias, entre outras informações.
DUPLICATAS: Além da fatura que é de emissão obrigatória nas vendas a prazo, o comerciante pode emitir a duplicata. Apesar de não ser exigida por lei, é comum a emissão de duplicatas nas vendas a prazo.
Ao contrario da fatura, a duplicata é um titulo de crédito. Por isso, a duplicata pode ser transferida por endosso e tem força executiva; Isto é, servem para que o credor proponha ação de execução contra o devedor.
NOTA PROMISSÓRIA:
...