Resenha Gringo na laje
Por: amandinha2013 • 10/12/2015 • Resenha • 261 Palavras (2 Páginas) • 1.302 Visualizações
No livro Gringo na laje, a autora Bianca Freire-Medeiros denota sobre o fenômeno do turismo na favela, apreciando a comunicação entre morador e turista, pois o turista tem a curiosidade de conhecer as favelas para ver de perto cotidiano do moradores.
Na pesquisa realizada pela autora, expõe questões que cercam o consumo da favela turística. Os resultados dos dados nos indicia a questionar se este turismo é honroso para as pessoas que lá podem ser vistas? Ou não é nada mais que uma atração humana? Com o turismo na laje quem são os que recebem recompensas tanto materiais ou materiais? Estas são algumas das questões que apontada pela autora.
Percebe-se então que o turismo em favela é mera crença, pois existem de maneira simultânea diversos pontos de vista positivos e negativos dependendo do lugar daquele que se fala. Desta forma, o livro alcança um papel fundamental da academia: oferece elementos para uma opinião inteirada, revelando assim diversos pontos de vista sobre um acontecimento visivelmente complexo que está para quem quiser ver. A obra nos faz aprender a ter menos “achismos” e mais “fatos”, que nos auxiliam na procura por um campo ou objeto de estudo mais consolidado.
Portanto, Bianca Freire-Medeiros, nos dá um entusiasmo em saber que há pesquisas sobre o turismo nas nossas favelas acontecendo de modo responsável e crítico, preparando perspectivas e olhares diversos: como do Estado, do mercado, da sociedade civil, dos turistas, etc.
Resenha
Título: “Gringo na laje”
Autor: Medeiros, Bianca
Bibliografia:
Medeiros, Bianca. Gringo na laje. Rio de Janeiro. 1ª edição- 2009
Nome: Amanda Caroline Sá Da Silva Santos
Período: 5º
Curso: Turismo
Disciplina: Turismo Social II
...