TCC ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Por: brunalimaz • 4/5/2021 • Trabalho acadêmico • 5.235 Palavras (21 Páginas) • 312 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE GESTÃO TURISMO
CAMPUS VERGUEIRO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Hotelaria e Serviços – Rede Íbis de Hotel
SÃO PAULO
2021
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE GESTÃO DE TURISMO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Hotelaria e Serviços – Rede Íbis de Hotel
Atividade Prática Supervisionada realizada pela turma TU3P02 do curso de Turismo da Universidade Paulista (UNIP), campus Vergueiro, disciplina de Hotelaria e Serviços.
Orientador Profª. Tatiana Luchezi
SÃO PAULO
2021
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE GESTÃO DE TURISMO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Hotelaria e Serviços – Rede Íbis de Hotel
Atividade Prática Supervisionada realizada pela turma TU2/3P02 do curso de Turismo da Universidade Paulista (UNIP), campus Vergueiro, disciplina de Hotelaria e Serviços.
BRUNA SILVA LIMA - N596716
MARIZA HEREMITA SOUSA – N593318
ISABELE CRISTINI DA SILVA ROCHE - F13HJH4
JULIANA BRANDÃO SANTOS - F33GFB9
TÂNIA FERREIRA DA SILVA - F238IB5
SÃO PAULO
2021
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 5
1.1.Meios de Hospedagem 6
1.2.Redes Hoteleiras 7
2. REDE IBIS DE HOTEL 12
2.1.Rede Accor de Hotéis 12
2.2.Hotel escolhido 15
3.ORGANOGRAMA IBIS 16
3.1.Íbis Hotel 16
3.2.Íbis Styles 16
3.3.Íbis Budget 17
4.RECEPÇÃO E RESERVA 17
5.GOVERNANÇA 19
6.ALIMENTOS E BEBIBAS 20
7.MANUTENÇÃO 21
8.PROTOCÓCOLOS DE HIGIÊNIZAÇÃO 22
REFERENCIAS 30
1.INTRODUÇÃO
Existem várias profissões no Brasil que estão ligadas ao Turismo e hospitalidade com o intuito de enaltecer as belezas brasileiras, o que antes eram somente informadas por meio de cadernos de viagem e agora estão nos tópicos das paginas de economia do País. As infinitas motivações dos turistas, sejam eles lazer descanso ou negócios, obrigam que o País a oferecer estadias para permanência dos turistas no destino selecionado para a viagem.
A maioria das viagens envolve tipos diferentes de hospedagem, sendo os meios de hospedagem componentes fundamentais da atividade turística, pois sem um local para hospedagem o turista não pode ficar na localidade e não poderá fazer o uso das facilidades ligadas ao turismo movimentar a economia local, sendo a hospedagem o maior setor com geração de empregos diretos e indiretos, entre eles os setores de eventos, alimentação, serviços de recepção, transportes e outros.
A indústria hoteleira brasileira cresce a cada dia, mas tem certos problemas quanto as questões fundamentais de entendimento do turismo a Intangibilidade, simultaneidade, perecibilidade e residualidade.
Os serviços turísticos são oferecidos através de catálogos e fotos, o brasileiro não possui a cultura de adquirir algo sem poder tocar e ver, e neste tipo de serviço a segurança vem na confiança do prestador, pois só podem ser vivenciados, diferentemente no momento da produção do produto que é um objeto que pode ser tocado.
A intangibilidade qual o cliente só poderá avaliar diante do consumo, vivenciando e observando os detalhes da estadia por dentro do hotel e, para cada cliente, a avaliação será diferente, pois cada um busca um objetivo, satisfação e tolerância de atitudes imposta no hotel. Outra característica do serviço turístico é que não há viabilidade de estoque, independente da demanda do mercado o serviço turístico está pronto para ser consumido.
A perecibilidade dentro de um hotel é imprescindível, pois não há possibilidade de estoque, quando um apartamento deixa de ser vendido, ele não tem a possibilidade de recuperar o tempo e torna-se perdido, o maior desafio nesse setor é sempre manter ocupado o maior numero de leitos possíveis para evitar prejuízos.
A hotelaria é considerada um conjunto de bens e serviços, que possui características próprias de organização que deve acompanhar o constante desenvolvimento oferecendo o que se pode encontrar de mais moderno em termos de praticidade.
Por meio deste trabalho agrupamos informações referentes à gestão na hotelaria em redes consideradas relevantes apresentando técnicas e procedimentos que são utilizados no cotidiano hoteleiro, levantando dados sobre a busca da fidelidade e satisfação diante dos serviços prestados.
O setor administrativo é imprescindível para o uso e aplicação da prática hoteleira, baseando diretamente de um planejamento cauteloso e uma gestão eficaz. A hotelaria exige ações estratégicas focadas nas tendências do mercado conduzidas e organizadas pelos pontos principais da analise de riscos, pontos fortes e fracos em relação a concorrência, o mercado alvo, os clientes, os fornecedores, os concorrentes, a necessidade de investimento e sobre tudo as estratégias de marketing que desencadeará o desempenho financeiro do negócio.
O plano de negócios é a ferramenta que servira de referencia para os membros do hotel e o principal meio que dará as ações, as maneiras e os objetivos a serem atingidos em um determinado período de tempo.
Pode-se identificar uma empresa hoteleira, como sendo uma organização que mediante pagamentos de diárias oferece alojamento aos clientes de forma indiscriminada, sendo administrada por uma pessoa jurídica.
É uma profissão que vem sendo exercida há milhares de anos, podendo ser percebida desde á época das cavernas que ao longo dos anos foi se modificando e se ajustando a necessidade do mundo contemporâneo. O setor Hoteleiro juntamente com o Turismo são os responsáveis por uma das maiores movimentações na economia dos países em desenvolvimento.
...