A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL
Artigo: A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NEURY30 • 27/10/2014 • 454 Palavras (2 Páginas) • 2.711 Visualizações
Nas charges e Tirinhas que usamos para a realização desta atividade, deparamos com a realidade do Ensino no Brasil, ele afeta negativamente grande parte das Escolas Públicas e as mesmas comprovam a escassez do ensino público brasileiro.
Quando a criança diz na tirinha “Mãe eu queria aprender a ler e escrever!”, poderia ser uma algo normal para uma criança que ainda não frequentou a escola. Ao contrário, nos deparamos com uma criança com matérias escolar na mão, o que significa que a mesma já é estudante, no entanto, ainda não sabe ler e escrever, outro fator importante é o que aparece na resposta, quando a mãe do garoto esbraveja: “Lá vem você com suas manias de grandeza!!”. Temos aqui uma ironia. Para ela não importa se ele vai ser alfabetizado ou não, o que importa é que ele já tem o necessário, a escola.
É importante lembrar que a alfabetização não é pré-requisito para uma pessoa ser letrada, um analfabeto pode ter certo grau de letramento. Já por escolarização entendemos que é o processo de aprendizagem vivenciado na escola pelas pessoas, assim como conhecimentos e práticas sociais podem passar por esse processo e serem transformados. Mesmo sendo duas palavras distintas alfabetização e letramento, elas precisam ser conciliadas para que a metodologia nas classes da alfabetização seja de qualidade, onde os alunos sejam capazes de ler, compreender e melhor se expressar.
A função da escola é a formação de cidadãos leitores e escritores e competentes, mais infelizmente as escolas brasileiras ainda formam alunos incapazes de ler e escrever. Por causa do sistema educacional implantado no nosso país. Podemos dizer que a educação esta fracassando no que diz respeito à aprendizagem, da leitura e da escrita.
No geral há sempre um culpado, hora é a família, que são descomprometidos com a educação de seus filhos e acabam transferindo suas obrigações para a escola e professores, do outro lado, a culpa passa a ser da escola que o método de ensino não é adequado ou mesmo desatualizado, culpam os professores pelo fracasso dos seus filhos.
No meio a tantos culpados pelo fracasso do ensino, temos também a inexistência da figura das políticas públicas, que se compromete acabar com o analfabetismo e nada se faz para mudar esta realidade e assim mudarmos esta situação crítica que vem se arrastando por muito tempo.
Nestas charges e tirinhas analisadas, podemos perceber nos textos ato de ironia, o que nos permite perceber a irreverência sobres as precariedades no ensino das escolas públicas no Brasil, vimos também de maneira clara as injustiças sociais e a falta de compromisso do governo brasileiro, em forma de protesto que movimenta a consciência do leitor, fazendo com que o mesmo pense e reflita sobre a nossa realidade.
...