A Arte da Pesquisa
Por: Ricardo Rizzeto • 3/1/2019 • Resenha • 289 Palavras (2 Páginas) • 1.154 Visualizações
BOOTH, Wayne; COLOMB, Gregory; WILLIANS, Joseph. A Arte da Pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2008, páginas 113 até 141.
Os capítulos acolhidos por essa resenha têm a proposta de orientar o leitor a respeito da criação e sustentação de bons argumentos. Utilizando-se de uma estrutura formulaica, os autores apresentam a afirmação, evidência, fundamento e ressalva como pilares de uma boa argumentação.
Mantendo a fórmula, o texto segue discorrendo um pouco sobre cada um dos fundamentos e como eles se relacionam. Essa interação permitiria a criação de um argumento capaz de expressar aquilo que o pesquisador defende, sustentado por explicações racionais, bem fundamentadas e protegidas por explícitas limitações de suas conclusões. O uso correto dessa estrutura, segundo o autor, é indispensável para que se possa criar uma relação cumplicidade entre o pesquisador e o leitor, onde a produção não tem caráter coercitivo, mas sim cooperativo.
A fim de lapidar o conhecimento do leitor a respeito da produção de um bom relatório, os autores dedicam um capítulo para enumerar e descrever características importantes de uma afirmação. Sendo a afirmação principal o ponto central do relatório, a resposta para a pergunta que motiva toda a pesquisa, é primordial que ela seja sustentável, contestável e específica. Além disso, a confiabilidade da sua afirmação está relacionada a algumas características: exatidão, precisão, suficiência, representatividade, autoridade e clareza. É falado, ainda, da importante relação entre afirmação e evidência e como isso pode e deve ser utilizado para o desenvolvimento do relatório.
Seguindo fiel o escopo do livro, os capítulos resenhados orientam de forma clara e objetiva, amparando-se sempre em ótimos exemplos didáticos, como desenvolver um relatório de pesquisa sustentando por bons argumentos. Enquanto um pesquisador iniciante será o maior interessado, seguramente os mais experientes poderão se beneficiar com a leitura.
...