A Biometria
Por: Ricardobenf34 • 6/6/2016 • Artigo • 1.911 Palavras (8 Páginas) • 494 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Índice
Introdução Teórica
Introdução
Descrição Técnica
Servidor Windows (Gandalf)
Servidor WEB do ISEP
Servidor WEB externo ao ISEP
Servidor Linux
Servidor Windows (WVM020)
Comutador de Rede
Anomalias reportadas por correio eletrónico
Fatores de Valorização
Anomalias reportadas para dispositivos Android
Alteração da interface do Nagios
Implementação do Nagiosgraph
Demonstração de Resultados
Interface Nagios
NAGIOSgraph
Alertas por correio eletrónico
Alertas android
Alteração interface Nagios
Conclusões
Bibliografia
Introdução Teórica
No âmbito da cadeira de Administração de Sistemas (ASIST), presente no 1º semestre do 3º ano da Licenciatura de Engenharia Informática no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), foi-nos pedido a realização de um trabalho prático, sendo este explicado ao longo do presente relatório, descrevendo, assim, os seus objetivos, métodos e soluções face ao enunciado que nos foi proposto.
Este trabalho consistia na instalação e configuração de um serviço de monotorização com o objetivo de monitorizar de forma permanente vários sistemas e serviços de rede, tendo de ser reportadas aos administradores e equipas de helpdesk as anomalias detetadas via e-mail.
Entende-se por monitorização de rede a utilização de um sistema que constantemente analisa os diferentes dispositivos de rede para detetar componentes com falha ou com cargas excessivas de utilização e que notifica o administrador de sistema em caso de ocorrência de falhas, sobrecargas ou outros problemas que afetem os dispositivos de rede.
O objetivo essencial consiste em informar o administrador de eventuais problemas o mais rapidamente possível, de preferência antes que eles sejam sentidos por clientes ou outros utilizadores finais.
Introdução
Este trata-se de um trabalho prático onde se pretende a instalação e configuração do serviço de monitorização NAGIOS numa máquina virtual, com o objetivo de monitorizar de forma permanente vários serviços de rede. Para a realização da monitorização foram utilizadas as máquinas virtuais Linux.
Os seus principais objetivos são monitorizar vários serviços de rede a verificar em vários nós e reportar aos administradores por correio eletrónico as anomalias detetadas nos diferentes nós, tendo o nosso grupo realizado todos estes.
Este trabalho tem como fator de valorização melhoramentos na apresentação da interface gráfica, apresentação de diagramas de rede e gráficos de utilização dos recursos de rede, nomeadamente interfaces de rede.
Para a resolução dos problemas proposto o nosso grupo utilizou o software “VMware vSphere Client”, que acede a uma plataforma de visualização onde se encontra a máquina virtual do nosso grupo, uvm020.
O presente relatório encontra-se dividido em partes duas partes. Em primeiro lugar abordamos o problema e expomos a resolução para o mesmo, após isto fazemos então a demonstração de resultados, explicitando o que foi feito na prática.
Descrição Técnica
Ao longo deste capítulo é explicado todos os passos e comandos utilizados para monitorizar cada serviço e para notificar de anomalias existentes nos serviços.
Para cada monitorização procedemos sempre da mesma forma, criamos um ficheiro .cfg com o respetivo nome do servidor na pasta /etc/nagios3/conf.d/ com as respetivas instruções para a monitorização.
Em analogia, para cada serviço iremos explicar detalhadamente o nosso procedimento, sendo que para serviços iguais apenar iremos referenciar as explicações, não repetir as mesmas nem iremos mostrar nas imagens (podemos comprovar depois na demonstração de resultados).
O NAGIOSgraph foi implementado em todos os serviços. Este serve para que na interface do nagios podermos observar os gráficos referentes a cada serviço.
Servidor Windows (Gandalf)
Este serviço consistia na monitorização do servidor gandalf (gandalf.dei.isep.ipp.pt) aos serviços de base de dados SQLserver e ao estado Up/Down.
[pic 6]
Host: Seguimos o método aprendido nas aulas, onde usamos ping para descobrir o endereço do gandalf.
Serviço Up/Down: Utilizamos o comando check-host-alive para verificar se o servidor está ativo ou inativo.
Serviço SQL: Utilizamos o comando check_nt_sql_server, onde o definimos como referência ao plugin check_nt na pasta /usr/lib/nagios/plugins/ para monitorizar o serviço SQLserver. Enviamos como parâmetro o host (gandalf.dei.isep.ipp.pt), a porta (12489), o PROCSTATE para o estado do processo e por fim o sqlservr.exe
Servidor WEB do ISEP
Para monitorizar o servidor WEB do ISEP optamos por escolher o Moodle. O que nos foi pedido seria os serviços HTTP ou HTTPS, onde optamos por escolher o HTTP.
[pic 7]
Host: Descobrindo o endereço de moodle.isep.ipp.pt, definimos o host. Devido à incapacidade de proceder ao ping a este endereço fomos obrigados a definir no host o comando check_command check_http para conseguir monitorizar este host.
...