A CONSTITUIÇÃO CIDADÃ 30 ANOS DEPOIS
Por: Adrika140 • 6/11/2018 • Trabalho acadêmico • 385 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
A CONSTITUIÇÃO CIDADÃ 30 ANOS DEPOIS
Uma constituição é a lei maior de um país e estabelece o modo como ele se organiza em pontos político, econômico, administrativo, social e além de tudo estabelece deveres e obrigações..
Em 1964, o Brasil estava vivendo um regime militar implantado em ditadura e o cenário era repressão e tortura. O poder estava centrado nas mãos dos militares que sem pestanejar selecionavam os devidos presidentes (voto indireto), devido a isso ocorre a redemocratização, onde o povo descontente com o que estava havendo ergue a voz contra o totalitarismo militar. Ao reivindicar a constituinte a população brasileira começa a clamar por anistia e suplica uma nova constituinte, a qual defenda liberdade, democracia e cidadania e assim se faz.
30 Anos depois, o reflexo da preocupação com a fraternidade hoje inseridos na constituição demonstra mudanças que beneficiam a vida humana, como: meio ambiente - onde a nossa Floresta Amazônica está protegida conforme leis; emprego - onde cria-se oportunidades em diversas ares para o trabalhador jovem/adulto; saúde - SUS; direitos humanos - que trata da decorrência do viver de cada um. Surgem também outras constituições de total importância: Código de Defesa do Consumidor; ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente) e o SUS (Sistema Único de Saúde).
Segundo a constituinte, sua concentração não está em dividir poderes ou falar dos mesmos, mas sim em preocupar-se com uma sociedade melhor, onde os princípios fundamentais estejam inseridos em direitos individuais e coletivos. Mas será que essas medidas/emendas propostas são aceitas pela sociedade? Tem-se os dois lados da moeda, o primeiro é oíndice de criminalidade e desrespeito a leis que tem prevalecido durante esses anos. Mas por quê? O fato é que muitas coisas escritas na constituição nem são discutidas, são deixadas de canto pela bancada, talvez pela sua extensão (ou falta de interesse). Por outro lado, falta de educação e desinteresse do povo causando assim uma falta de consciência.
A constituinte é boa para a sociedade e bem paradoxa, pois apesar de dar-lhe liberdade de expressão verbal e fisica trata como inafiançáveis atitudes criminosas tomadas por você como o racismo, violência contra mulher, preconceito. Sendo assim, o uso do entendimento de todos deve ser usado imediatamente pois uma lei sozinha não muda vidas, mas sim um povo que tem consciência do que faz.
...