A Educação Ambiental
Por: catarinamoreira • 9/3/2023 • Projeto de pesquisa • 412 Palavras (2 Páginas) • 72 Visualizações
Educação Ambiental - Consumo sustentável
Muitos de vocês provavelmente ainda não sabe concretamente o que é o consumo sustentável, nem a sua importância para o bem do nosso planeta e do futuro da humanidade. É exatamente por esse mesmo motivo que eu escolhi apresentar-vos este tema. Com ele, quero incentivar-vos a reverem os vossos hábitos e a tomarem atitudes que priorizem um consumo mais consciente.
O consumo sustentável é um conceito que descreve o conjunto de ações, princípios e reflexões que alcançam numa forma consciente de comprar, utilizar e descartar os produtos.
Existem várias maneiras de praticar tudo isso, seja a cultivar pequenos hábitos no dia a dia, seja a rever os nossos valores, seja a repensar nas nossas necessidades materiais.
Deste modo, eu selecionei 3 atitudes exemplares que facilmente podemos colocar em prática.
Em primeiro lugar, separar o lixo reciclável
Mesmo que não haja ecopontos nas freguesias onde vivemos, podemos separar o material reciclável do lixo doméstico e descartar em sacos diferentes. Para isso, devemos separar, por exemplo, garrafas de vidro, caixas de papelão, plásticos, entre outros.
Descartar o material reciclável separado do lixo orgânico já é uma enorme ajuda para reduzir a quantidade de resíduos nos aterros sanitários.
Em segundo lugar, priorizar a produção local
Outra ação a ser amplamente incentivada é a priorização das produções locais, uma vez que é uma ótima maneira de promover o comércio local e evitar maiores impactos ao ambiente que podem ser causados com o transporte, o armazenamento e a duração de validade do mesmo. Quanto mais rápido o alimento chegar aos clientes, maior é a probabilidade de ele não ter perdido todos os nutrientes benéficos para a saúde.
Por último, reduzir o uso de plásticos
O plástico leva cerca de 100 a 400 anos a decompor-se totalmente e, por essa razão, é urgente diminuir o consumo desse material começando por simples gestos, como, substituir a garrafa de plástico por uma reutilizável, não usar palhinhas, nos aniversário e piqueniques preferir os copos e pratos de cerâmica ou vidro e no supermercado evitar o uso dos sacos descartáveis.
Na minha opinião, o atual excesso da produção e consumo tem sido um dos principais inimigos no processo de degradação ambiental, visto que a população compra produtos desnecessários e a destruição da Natureza aumenta. Para mudar esta situação, eu sugiro proporcionar uma educação sustentável, por outras palavras, explicar aos mais novos a importância do consumo sustentável, focando na mudança da mentalidade para o bem do planeta e das gerações futuras.
...