A Existência Ética
Por: lucas19705 • 25/2/2018 • Relatório de pesquisa • 680 Palavras (3 Páginas) • 217 Visualizações
Resumo do capítulo 5, unidade 8.
A existência ética
- O que é ética?
A ética está fundada em uma concepção de valores normativos e culturais; baseasse no valor moral de costumes pré-determinados por uma região e seus costumes.
- O que é a moral?
O senso moral é o exercício da liberdade, é o que se diz a respeito a valores, responsabilidade, intenções, bem x mal, certo x errado. A nossa moral nasce a partir de relações com outros sujeitos morais.
Senso Moral x Consciência moral; Certo x errado; Acontecimento real x Interpretação, são um dos fatores que colocam a ética e a moral em pleno exercimento, ou seja, coloca-se um fator como a responsabilidade em cumprir os valores normativos e a percepção do bem e do mal, juntas, para realizar um julgamento.
Ao contrário da moral, que nasce através do contato com sujeitos já moralizados, a cultura nasce da interpretação da natureza pelo homem, que será naturalizada e seguida por gerações em seu âmbito social.
-Ética e Violência
Quando falamos sobre violência pensamos em nossos códigos morais aplicados na sociedade em que vivemos, valores éticos são seguidos como padrões de conduta que possam assegurar para a população segurança, integridade física e psíquica. Muitas às vezes os valores éticos de uma sociedade se diferem, mas pode carregar uma similaridade, o conceito de que a violência é causada quando alguém é obrigado a agir contra a sua vontade e natureza, podendo ocasionar danos irreversíveis como danos a saúde, morte ou até mesmo problemas psicossociais.
Somos classificados como seres éticos, racionais que conseguem dialogar e conviver em sociedade, interagir com a natureza e viver com o conceito de tempo. Quando somos tratados como objetos, somos rebaixados a seres irracionais sem ação, parado, contraposto a essa condição vem os valores éticos que nos garantem liberdade, racionalidade e a identidade individual.
-Os Constituintes do campo ético
As condutas éticas seguidas por uma nação foram constituídas através de um sujeito ou agente consciente, ou seja, alguém que detenha todos os valores éticos, a pessoa que reflete antes da ação, reconhece, reflete todas as possibilidades dentro de uma esfera de possibilidades do imoral e do justo, do certo e do errado, do bem e do mal.
-Os valores ou fins éticos
A cultura de uma sociedade tem como essência os valores éticos, que irão exprimir o julgamento dos sentimentos de algo bom de algo que seja ruim, apresenta-se como valores mais sublimes a virtude que se exemplifica no sentimento de excelência e realização, vindo em um caminho oposto temos o vício que é a conduta ou o sentimento mais baixo.
Ao longo do tempo, os valores éticos e morais mudaram para acompanhar os valores das nações, os códigos também mudam seguindo o conceito histórico social. Este fato prova que a ética é mutável no tempo, e se adapta para responder as cobranças da população.
- Os meios morais
A frase “Os fins justificam os meios.” Tem como pressuposto a ideia de que todos os meios que podem ser alcançados para chegar a um resultado são válidos, contradiz todo o conceito de valor ético, que os meios muitas às vezes podem desrespeitar a liberdade da pessoa moral.
A citação logo a cima poderia ser substituída por “fins éticos exigem meios éticos,” logo que deve-se distinguir os meios morais dos imorais, para chegar a um fim onde os valores morais não tenham sido corrompidos .
...