A FILOSOFIA – RAZÃO E MODERNIDADE
Por: Alissonahc • 13/4/2021 • Abstract • 583 Palavras (3 Páginas) • 216 Visualizações
ATIVIDADE 1 –EM DUPLA
PUC - MG
CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1 PERÍODO
DISCIPLINA: FILOSOFIA – RAZÃO E MODERNIDADE
PROF(A): VALÉRIA LIMA BONTEMPO
NOMES/DUPLA
1) STHEPHANIE INGRID DA SILVA
2)ALISSON HENRIQUE COELHO
Valor : 5,0
ENTREGA: DIA 24/03
SALVAR O DOCUMENTO NO FORMATO PDF E POSTÁ-LO NA PARTE DE TAREFAS, NO CANVAS
TAREFA
– LER O LIVRO PSICOPOLÍTICA – O NEOLIBERALISMO E AS NOVAS TÉCNICAS DE PODER
- RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO
- AO FINAL DA LEITURA, ELABORE UMA PERGUNTA SOBRE A OBRA.
1.Considerando que o objetivo desse tópico é compreender o ser humano no mundo contemporâneo, pergunta-se: - na sociedade neoliberal o indivíduo é livre? Justifique sua resposta e em seguida, exponha o conceito de psicopolítica.
Não, pois na sociedade Neoliberal o próprio homem faz cobranças a si mesmo como metas, para atingir objetivos que na maioria das vezes foram influenciados ou impostos pela sociedade. A psicopolítica é uma forma de dominar as pessoas, através de um poder inteligente e sedutor, fazendo com que as pessoas dominadas, sejam submetidas a essa dominação sem ter consciência disso, pelo contrário a pessoa pensa ser livre, e mal sabe ela que essa liberdade é uma arma política de exploração.
2.Como o poder inteligente e o poder disciplinar são abordados pelo autor?
O poder inteligente é sedutor e prazeroso que explora o homem de uma forma que este fica submetido a si mesmo, e ao seu desempenho, ou seja, o próprio explorado se cobra.
O poder disciplinar, é opressor que age através da coação, oprimindo o homem.
No poder inteligente, o próprio homem colabora com a sua exploração, já no poder disciplinar seria necessário coagi-lo para que possa ser submetido a exploração.
3.Em que consiste a biopolítica? Qual é a visão de Byung-Chul Han sobre o conceito de biopolítica de Foucault?
A biopolítica é a técnica de governança da sociedade disciplinar, em que a vida biológica passa á ser um objeto da política. Para Byung-Chul Han, Foucault não realiza a virada para a psicopolítica que teria sido necessária ao nosso tempo. Ele não reconhece que o regime neoliberal de dominação se apropria completamente das tecnologias do eu, nem que a otimização permanente de si como técnica de si neoliberal não seja nada mais do que uma forma eficiente de dominação e exploração. Para Byung ela é totalmente inadequada para o regime neoliberal, que, antes de tudo, explora a psique.
4.Qual é a diferença do pan-óptico benthaminiano e o pan-óptico digital?
O pan-óptico benthaminiano eram isolados uns dos outros, de modo que não conversassem. Os internos do pan-óptico digital, por sua vez, comunicam-se intensivamente e expõem-se por vontade própria. A entrega dos dados não acontece por coação, mas a partir de uma necessidade interna.
5.O que são os big data? Por que eles se tornam um big deal?
Big datas são um instrumento de psicopolítico muito eficiente, que permite alcançar um conhecimento abrangente sobre as dinâmicas da comunicação social. Trata-se de um conhecimento de dominação que permite intervir na psique e que pode influenciá-la em um nível pré-reflexivo. Com isso, os big datas se tornaram um grande negócio: os dados pessoais são completamente monitorizados e comercializados. As pessoas são tratadas como pacote de dados que podem ser exploradas economicamente, se tornando mercadorias. Por serem um tipo de negocio lucrativo se tornam um big dea.
...