A Força e o Movimento
Por: LuanaPinto • 6/10/2015 • Ensaio • 2.114 Palavras (9 Páginas) • 162 Visualizações
FORÇA E MOVIMENTO
LEIS DE NEWTON
1ª LEI. “Um corpo em repouso permanece em repouso a menos que sobre ele atua uma força externa. Um corpo em movimento desloca-se com velocidade constante a menos que sobre ele atue uma força externa”.
[pic 1]
2ª LEI. A aceleração de um corpo tem a direção da força externa resultante que atua sobre ele. É proporcional ao módulo ao módulo da força externa resultante e inversamente proporcional à massa do corpo”.
[pic 2] ou [pic 3] ou [pic 4]
3ª LEI. “As forças sempre atuam aos pares de forças iguais e opostas. Se um corpo A exerce uma força sobre outro corpo B, este exerce sobre o corpo A uma força de reação que tem o mesmo módulo a mesma direção, porém de sentidos opostos”.
EXEMPLOS:
- Uma força provoca uma aceleração de 2 m/s2 num corpo de massa m1. A mesma força aplicada a um outro corpo de massa m2 provoca aceleração de 5 m/s2.
- Qual a massa do segundo corpo?
- Qual o módulo da força?
- Uma moça de 72 kg e uma menina de 30 kg estão de patins e paradas sobre uma camada de gelo uma de frente para a outra. A moça empurra a menina e esta parte com aceleração de 1,2m/s2. Qual a aceleração adquirida pele moça?
FORÇAS ESPECIAIS
FORÇA PESO: Atração gravitacional da terra sobre qualquer corpo próximo ou na sua superfície.
[pic 5][pic 6][pic 7]
NORMAL( REAÇÃO NORMAL): Força que a superfície de apoio exerce sobre qualquer corpo nela apoiado. A direção da normal é sempre perpendicular à superfície de apoio.
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10][pic 11]
FORÇA DE ATRITO : Força que se opõe ao movimento, surge da interação entre as moléculas do corpo e da superfície de apoio em contato.
[pic 12][pic 13]
[pic 14]
[pic 15][pic 16]
FORÇA DE ATRITO ESTÁTICO e FORÇA DE ATRITO CINÉTICO.
Quando aplicamos uma força num corpo em repouso tentando movimentá-lo, surge uma força de atrito estático em sentido contrário que aumenta a medida que aumentamos a força até atingir um valor máximo, que é a força de atrito estático.
[pic 17]
Quando o corpo entra em movimento, o atrito estático passa a ser atrito cinético, surgindo então a força de atrito cinético.
[pic 18][pic 19]
PROPRIEDADES DO ATRITO.
P1. Se o corpo não se move, então a força de atrito estático e a componente de F paralela a superfície são iguais em módulo e têm sentidos opostos.
P2. O módulo da força de atrito estático tem valor máximo [pic 20] dado por [pic 21]
P2. Se o corpo começar a deslizar sobre a superfície, o módulo da força de atrito decrescerá rapidamente para o valor [pic 22], dado por [pic 23]
[pic 24]
RESULTANTE CENTRÍPETA: Resultante das forças que atuam sobre um corpo fazendo-o realizar movimento circular.
[pic 25][pic 26][pic 27]
FORÇA ELÁSTICA.
Força de restituição que surge quando alongamos ou comprimimos uma mola. É uma força que percebemos tanto mais intensamente quanto maior for o alongamento ou a compressão.
[pic 28]
[pic 29] [pic 30]com, Δx→ elongação e K → constante elástica da mola.
EXERCÍCIOS
- Uma pessoa empurra horizontalmente uma caixa de 55kg, para movê-la sobre o chão, com uma força horizontal de 220 N. O coeficiente de atrito cinético é 0,35.
- Qual o módulo da força de atrito?
- Qual a aceleração da caixa?
- Dois blocos idênticos, ambos com massa m = 50 kg, são ligados por um fio leve e flexível . O coeficiente de atrito do bloco com a superfície é μ = 0,2. Qual a aceleração dos blocos? Qual a tensão no fio que une os blocos?
[pic 31]
- Um objeto ao qual é aplicada uma força de 100N sofre uma aceleração de 2m/s2. O que ocorre
- com a força se aceleração quadruplicar?
- Com a massa se a aceleração triplicar?
- Um pai de 80 kg e seu filho de 30 kg estão um em frente ao outro sobre um lago congelado. O pai empurra o filho com uma força de 100N. Desprezando os atritos, calcule a aceleração de cada um deles.
- Determine a aceleração do sistema e a tração no fio que une os blocos, desprezando atrito e sabendo que os fios são inextensíveis e sem massa.[pic 32]
[pic 33]
[pic 34][pic 35][pic 36][pic 37]
[pic 38]
- Determine a força tensora no cabo de sustentação de um elevador de peso P = 2000N, quando está:
- subindo com velocidade constante
- subindo com aceleração para cima de 1 m/s2
- subindo com aceleração para baixo de 1 m/s2
- descendo com velocidade constante
- descendo com aceleração para baixo de 1 m/s2
- descendo com aceleração para cima de 1 m/s2
- Em um bloco de massa m = 12kg colocado sobre uma mesa lisa, atuam as forças mostradas na figura.
- Qual o valor da resultante dessas forças?
- O bloco está em movimento? Em qual sentido?
- Se o bloco estiver em movimento, qual a sua aceleração?[pic 39]
[pic 40]
...