A Gestão Ambiental na Empresa
Por: Levi08 • 1/6/2016 • Resenha • 336 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
A Gestão Ambiental na Empresa
Revista Sanare V.12 julho a dezembro de 1999 Péricles S. Weber, Engenheiro Químico, Coordenador do Grupo Específico de Meio Ambiente da Sanepar.
Site:http://ambientes.ambientebrasil.com.br/gestao/artigos/a_gestao_ambiental_na_empresa.html
Ser reconhecida como empresa modelo ou de sucesso é a meta de qualquer instituição empresarial da atualidade.
Hoje, como nunca as pessoas estão conscientes de seus direitos e deveres perante aos recursos humanos. Em todo o mundo essa nobre causa nunca foi divulgada.
Há algumas décadas não se ouviria falar em gesto ambiental tão pouco em sustentabilidade. Aos poucos as pessoas foram percebendo que a preservação do planeta Terra significava também a sua própria sobrevivência.
A princípio o entendimento foi voltado à extinção dos animais, mãos tarde o desmatamento das florestas, a poluição do ar, a poluição industrial, agrícola, poluição gerada pelos países desenvolvidos, falta de infraestrutura urbana. Por fim foram identificadas as grandes consequências da poluição mundial e seus riscos, como o efeito estufa e a camada de ozônio.
Os idealistas e os bucólicos sempre alertaram para futuros problemas ambientais, mas a causa ganhou força e conhecimento com a participação das organizações especializadas na questão ambiental, organizações internacionais e governantes.
Felizmente essa consciência coletiva ganhou novo sentido com a participação e colaboração de todos, principalmente do setor empresarial. Isso é decorrente do crescente desenvolvimento tecnológico e da grande exigência dos atuais consumidores.
Com tais iniciativas os governos sentiram-se pressionados a estabelecer leis ambientais mais severas onde caberia às indústrias utilizar recursos tecnológicos mais limpos. Surgi assim, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) onde os empresários mudaram posturas enraizadas para posturas ambientalmente corretas refletindo diretamente na produtividade, quantidade e melhore resultados econômico-financeiros.
Paralelamente ligado a isso foi criado sistemas de avaliação de desempenho ambiental, com normas e critérios padronizados.
A implantação de um SGA e a abstenção de um certificado 150 140 01 mostra a real importância da empresa com os recursos a serem utilizados, possibilitando ganhos satisfatórios tanto na produtividade e qualidade dos produtos bem como a imensa satisfação de todos os envolvidos no processo.
Atuar de maneira ambientalmente responsável é um diferencial a mais nesse competitivo mercado.
...