A História do Banco Caixa Econômica
Por: man.ferrer • 18/11/2016 • Projeto de pesquisa • 2.183 Palavras (9 Páginas) • 371 Visualizações
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
2.1 Perfil da Organização
2.1.1.
Constituição da Caixa[pic 1]
Segundo o Site (http://www.administradores.com.br)
Em 22 de agosto de 1860 a Lei dos Entraves deu início à criação da Caixa. No dia 12 de Janeiro de 1861 Dom Pedro II assinou o decreto 2.723 que aprovava a criação de uma Caixa Econômica e um Monte de Socorro na Corte, cuja finalidade era de conceder empréstimos e de estimular o hábito de poupar entre a população até então tida como imprevidente, recebendo pequenas poupanças das classes menos abastadas, incluindo os escravos, que podiam economizar para suas cartas de alforria, pagando juros de 6% a.a., garantindo o governo imperial a restituição dos depósitos a ela confiados. O Monte de Socorro na Corte foi inspirado nos Montes Pio ou Montes de Piedade europeus e tinha por finalidade emprestar, por módico juro e sob penhor, as quantias necessárias para socorrer as necessidades urgentes das classes menos favorecidas, que não tinham acesso a estabelecimentos bancários, principalmente para contrair empréstimos. Instalada na Cadeia Velha, na Rua da Misericórdia, hoje Palácio Tiradentes, a Caixa Econômica do Monte de Socorro emprestava pequenas somas sob a garantia de metais preciosos, brilhantes e outros valores. Em 4 de novembro de 1861, 10 meses depois da assinatura do decreto por D. Pedro II, a Instituição começou oficialmente suas operações no Rio de Janeiro. Nos primeiros dias de funcionamento, já era possível identificar algumas tendências que mais tarde se consolidariam. A principal é que a instituição tinha surgido para atender à população mais pobre. A missão da Caixa de estimular o hábito de poupar foi cumprida que, quando completou 140 anos, somava 13,6 milhões de poupanças. Constituída como empresa pública em 12 de agosto de 1869, a empresa atua na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, como instituição financeira, agente de políticas publicas e parcerias estratégica do estado brasileiro. A CAIXA exerce um papel fundamental na promoção do desenvolvimento urbano e da justiça social do país, uma vez que priorizam setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços, contribuindo significativamente para melhorar a vida das pessoas, principalmente as de baixa renda. A CAIXA ainda apoia inúmeras atividades artístico-culturais, educacionais e desportivas, garantindo um lugar de destaque no dia a dia das pessoas, pois acredita que pode fazer o melhor pelo país e por cada um de seus habitantes. Para seus correntistas, a CAIXA busca sempre oferecer os melhores serviços e opções de crédito, ajudando-os a concretizar seus sonhos, acumulando conquistas e sucessos em parceria com o povo brasileiro. A CAIXA é uma das instituições mais tradicionais do país quando se pensa em Poupança. Ela ocupa a posição de instituição líder nesse segmento, com mais de 40 milhões de contas de Poupança, o que corresponde a mais de 35,5% de todo o mercado nacional.
2.1.2 FORÇA DE TRABALHO
A Agencia Mairinque conta com uma equipe de colaboradores sendo, 12 funcionários, 2 telefonistas, 1 menor aprendiz, 3 estagiários e 4 vigilantes.
2.1.3 PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS
Sendo uma empresa que atua com atendimento ao cliente, os equipamentos são voltados para área de informática e telefonia. Os materiais utilizados são: folhas de sulfite, canetas, lápis, borracha, régua, clips, tinta para impressora entre outros matérias de papelaria.
2.1.4 PRODUTOS E CLIENTES
Segundo o Site (http://pt.wikipedia.org/wiki/Caixa_Econ%C3%B4mica_Federal)
Centralizadora de operações como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS) e Habitação popular (Programa de Arrendamento Residencial - PAR, Carta de Crédito, FGTS, entre outros). É agente pagador também do Bolsa Família, programa de complementação de renda do Governo Federal e do Seguro-desemprego. Atua ainda no financiamento de obras públicas, principalmente voltadas para o saneamento básico, destinando recursos a estados e municípios. Também faz a intermediação de verbas do Governo federal destinadas ao setor público. Acima de tudo, a Caixa Econômica Federal é um órgão público controlado pelo Tesouro Nacional da República Federativa do Brasil.
A Caixa é responsável pelas operações dos jogos lotéricos no Brasil desde 1961, através da divisão de loterias. São 10 modalidades de jogos: Loteca, Mega-Sena, Lotofácil, Loteria Federal, Lotogol, Lotomania, Quina, Loteria Instantânea, Dupla Sena e a Time mania. Em 2007, as loterias arrecadaram um total de 5,1 bilhões de reais, sendo que, desses, 2,56 bilhões de reais foram repassados para projetos sociais e instituições subordinadas ao Governo federal atuando na área de esportes, seguridade social, educação, cultura e segurança penitenciária. As loterias, administradas pela Caixa, são patrocinadoras do Fies Programa de Financiamento Estudantil, Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e patrocinadora oficial da Delegação Paraolímpica Brasileira nos Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008. Além disso, também foi patrocinadora oficial dos Jogos Panamericanos Rio 2007 e é das seleções de atletismo, das ginásticas artística e rítmica e de trampolim.
Serviços Prestados
Pessoa Física :
- PIS
- Abono Salarial
- Bolsa Família
- Seguro Desemprego
- FIES
- FGTS
Pessoa Jurídica:
- Conectividade Social
- Convênios
- Franquias
- Credenciamento Redecard/Cielo
- Contribuição Sindical Urbana
Governo:
- Acompanhamento de Obras
- Arrecadação
- Cadastro Único
- Cobrança de Dívida Ativa
- Compras CAIXA
- Custódia Qualificada CAIXA
- Folha de Pagamento
- GovConta
- Investimentos
- Linhas de Crédito
- PNAFM
- Previdência para Municípios
- Repasses - OGU
- Sala das Prefeituras
- SINAPI
- SISTN
Necessidades e Expectativas
Segundo o Site (http://www1.caixa.gov.br/acoesonline/cod_etica.asp )
As pessoas da CAIXA são tratadas com ética, justiça, respeito, cortesia, igualdade e dignidade. Exigem de dirigentes, empregados e parceiros da caixa, absoluto respeito pelo ser humano, pelo bem publico, pela sociedade pelo meio ambiente. Repudiam todas as atitudes de preconceito relacionados à origem, raça, sexo, cor, idade, religião, credo, classe social, incapacidade física e quaisquer outras formas de discriminação. Respeitam e valorizam seus clientes e seus direitos de consumidores, com a prestações de informações corretas, cumprimento dos prazos acordados e oferecimento de alternativa para satisfação de suas necessidades de negócios com a CAIXA. Preservam a dignidade de dirigentes, empregados e parceiros, em qualquer circunstancias, com a determinação de eliminar situação de provocação e constrangimento no ambiente de trabalho que diminuam o seu amor-proprio e sua integridade moral. Os patrocínios atentam para o respeito a costumes, tradições e valores da sociedade, bem como a preservação do meio ambiente.
2.1.5
O relacionamento com clientes, fornecedores, correspondentes, coligadas, controladas, patrocinadas, associações e entidades de classe dentro dos princípios desde código de ética. Tem o compromisso de oferecer produtos e serviços de qualidade que atendam ou superem as expectativas de seus clientes. Prestam orientação e informações corretas aos seus clientes que tomem decisões conscientes em seus negócios. Preservam o sigilo e a segurança das informações. Buscam a melhoria das condições de segurança e saúde do ambiente do trabalho, preservando a qualidade de vida dos que nele convive. Incentivam a participação voluntaria em atividade social destinada a resgatar a cidadania do povo brasileiro.
...