A História do Brasil
Por: Elineide Gregório • 26/5/2019 • Seminário • 420 Palavras (2 Páginas) • 130 Visualizações
Os esforços despendidos pela monarquia brasileira para
unificação nacional.
[pic 1]
Nessa epoca o Brasil ainda consistia em um arquipélago de ilhas economicas regionais, operando fragmentariamente:
- O Nordeste, a atividade açucareira; após um grande período de estagnação, ressurge através da substituição dos engenhos pela usinas, onde o cultivo do textil aparece como opção de retantabilidade no semi-árido, desenvolvida para atender principalmente as demandas do mercado europeu.
- A amazonia funcionando como polo exportador de borracha, principalmente nos anos 1870 a 1920.
- O Sul, ocupado por imigrantes europeus, onde a atividade economica voltava-se mais para o mercado interno, onde nascem pequenas industrias de roupas, calçados, louças e alimentos.
- O sudeste, onde a produção cafeeira despontava e se estabelecia como principal atividade economica de exportação, criando condições políticas necessárias e suficientes para capitanear a industrialização brasileira.
Retorno ao início do século XIX
Nota-se que após a Proclamação da Independencia do Brasil com relação a Portugal em 1822, o Brasil foi definido pela Constituição de 1824 como um ESTADO UNITÁRIO Estado unitário é formado por um único Estado, existindo uma unidade do poder político interno, cujo exercício ocorre de forma centralizada; qualquer grau de descentralização depende da concordância do poder central - ex.: Brasil-Império, Itália, França e Portugal. O Estado denominado unitário apresenta-se como uma forma de Estado na qual o poder encontra-se enraizado em um único ente interestatal. Ou seja, é o Estado centralizado cujas partes que os integram estão a ele vinculadas, não tendo, assim, qualquer autonomia. Só com a promulgação da Constituição de 1891, após a Proclamação da Republica em 1888, onde o brasil se instituiu como um ESTADO FEDERAL.
Nova configuração geopolítica dos primórdios da República. Durante muito tempo a fase inicial da República brasileira foi chamada de “República Velha”. O termo nasceu após 1930, quando um movimento liderado por Getúlio Vargas derrubou os grupos políticos e sociais que então comandavam o país.
Alguns historiadores denominam Republica Velha e outros como Primeira Republica (1889 – 1930), registra-se a capturação do poder central do Estado Federal pelas oligarquias dos Estados melhor economicamente situados. Das 11 eleições presidenciais reslizadas nesse peródo,nove foram vencidas por candidatos de SP e Minas Gerais. Paralelamente a estrutura social do País foi se tornando mais complexa,inclusive com a fundação do Partido comunista brasileiro em 1922.
Partido Comunista do Brasil (PCB). Partido político de âmbito nacional fundado em março de 1922 com o objetivo principal de promover no Brasil uma revolução proletária que substituísse a sociedade capitalista pela sociedade socialista.
...