A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Por: Rizane • 23/8/2015 • Relatório de pesquisa • 531 Palavras (3 Páginas) • 156 Visualizações
Aluna: Rizane Andrea Kalsing Peretti
Turma: Ouriço – Preto
Tutora: Viviane Wellichan
AT- 03.02 - Produção de texto: O respeito e a valorização do saber e da cultura do estudante e da comunidade
A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Ao construir o Projeto Político Pedagógico de uma escola, todas as novas propostas a serem nele implementadas, precisam ser discutidas, assimiladas, complementadas e agregadas, ou seja, juntadas a esse projeto pela comunidade escolar, para que se obtenha êxito, alcançando os objetivos nele propostos.
Diante disso esse Projeto Político Pedagógico, precisa estar sintonizado com as causas consideradas relevantes, principalmente política, no momento na história da sociedade na qual esteja inserida a comunidade escolar. Facilitando assim a adesão da comunidade, das esferas e das instancias superiores, bem como a possibilidade de angariar verba necessária para a sua efetivação.
Um fator muito importante a ser observado na construção desse projeto, é a época em que ele será construído e implementado, para que ele tenha solução e continuidade.
Assim, deparamo-nos com uma situação em que o Projeto Político Pedagógico e os Conselhos Escolares são dimensionados com instrumentos que irão garantir a gestão democrática – a autogestão.
Com uma constante preocupação em estruturar uma escola de qualidade, a Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu – Educação Infantil e Ensino Fundamental, mobiliza a classe de professores, bem como toda a comunidade escolar dentro das instâncias necessárias, para periodicamente, discutir a filosofia de trabalho e reconstruir coletivamente, de forma participativa, democrática num processo de ação reflexiva para reger o ensino desta escola.
Percebe-se a necessidade de envolver-se todos no trabalho, sendo que o mesmo sempre será articulado pela equipe pedagógica desse estabelecimento. Diante disso reforça-se a todos, a importância do comprometimento de cada um, de forma que as propostas tenham condições de serem realizadas, como objetivo principal de clarificar a ação educativa desta unidade de ensino.
O grau de envolvimento de cada elemento da comunidade educacional, será maior pela elaboração, coletiva, e assim sendo, todos os envolvidos são sujeitos do processo, principalmente o aluno.
A cada estudo deste projeto, a Escola almeja que o aluno, ao final de sua escolarização, Fundamental 1º período, no caso deste estabelecimento de ensino, tenha internalizado os conhecimentos necessários para que possa aprender, compreender, elaborar e expressar uma visão articulada mais real e concreta de seu ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia e dos valores que fundamentam a sociedade.
Um cidadão que saiba valorizar e fortalecer os laços da família, de sociedade humana e de tolerância recíproca, em que se assenta a vida social.
Pretende-se que o educando construa sua identidade cultural, sua personalidade, garantindo assim sua efetiva participação, sendo um sujeito atuante e questionador na sociedade e sua sobrevivência.
Como pratica social e compromisso político, a escola quer ressaltar o ensino com agente transformador, ruma a formação humana, democrática, qualificada, critica, tornando o aluno como um cidadão emancipado, para posicionar-se de maneira critica, responsável e construtiva na diferentes situações sociais, usando o diálogo como forma de mediar conflitos e tomar decisões coletivas.
...