A Literatura Na Ed.Infantil
Dissertações: A Literatura Na Ed.Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Deniseblima • 17/3/2015 • 254 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
A literatura permite uma reorganização dos acontecimentos do mundo e, desse modo, possibilita uma nova classificação das experiências vividas da criança. A convivência com textos literários provoca a formação de novos padrões e o desenvolvimento do senso crítico.
Além do papel significativo que a literatura estabelece como instrumento de possíveis desenvolvimentos do domínio linguístico dos alunos, também conduz à apresentação de novas possibilidades existenciais sociopolíticas e educacionais, tornando-se uma fonte de liberdade que as instituições, em suas características, não podem oferecer.
O fenômeno literário caracterizar-se não apenas pela palavra escrita, mas também pela palavra pronunciada. A arte de contar histórias é muito antiga, e é através dele que eternizar-se a Literatura Oral, transmitindo de pessoa para pessoa, de povo para povo, o que os homens, através dos tempos, apresentam em sua experiência como mais imprescindível à vida.
Todos nós temos, em nossas lembranças da infância, a riqueza das tradições por via oral. Por mais que a Literatura Escrita tenha surgido, ela não ocupou todos os espaços da Literatura Oral. Ela continua presente em muitas das manifestações como as canções e cantigas de mães, avós, criadas, nas falas de jogos, nas adivinhas com que as próprias crianças brincam. Um livro organiza um instrumento de “criação, invenção e intenção do adulto”, pois nele estão todas as ideias consideradas pelo adulto como necessárias à formação da criança. É através da linguagem própria que será transmitido à criança o que se considera essencial a sua compreensão.
REFERÊNCIAS
COELHO, Nelly Novaes. PLT Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 6ª edição. São Paulo: Editora Ática, 1993.
...