A Participação Juvenil
Por: Simoní Pina • 14/3/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 406 Palavras (2 Páginas) • 79 Visualizações
PARTICIPAÇÃO JUVENIL E CIDADANIA
Atividade 1: Sempre que lutamos por alguma causa, acreditamos que nossa participação trará resultados produtivos, e até conseguimos imaginar quais seriam esses resultados, não é mesmo? Por isso agora você irá fazer um exercício de imaginação, cuja proposta é visualizar o que seria ideal para o envolvimento de jovens em ações relevantes para a sociedade. Procure “mergulhar” na situação.
Imagine que se passaram três anos e agora você vive em uma situação de participação em um movimento de luta por direitos no seu trabalho, na sua escola ou na sua comunidade.
Qual é a causa que você está defendendo? Como é o espaço que você está ocupando nesse momento? O que as pessoas estão fazendo? Quais são os papéis dos jovens? E dos adultos? Quais questões eles focam?
Agora observe mais de perto... ...
Qual é a sensação? Como as pessoas estão interagindo? O que você pode ouvi-las dizer? Como elas compartilham as ideias? .
Agora se afaste um pouco... .
Como isso está lhe beneficiando e também ao seu entorno? E aos jovens? E aos adultos? O que há de ideal nisso?
- Para concluir, descreva sua visão da situação futura buscando responder todos os questionamentos acima.
- O conceito de participação tem tudo a ver com o exercício da cidadania. Por isso, é preciso que a reflexão sobre esse tema seja um movimento contínuo em nossas vidas. Sendo assim, aproveite esse momento para refletir sobre as questões a seguir, respondendo-as por escrito.
- Você considera que os jovens podem contribuir ao participar de movimentos sociais? De que maneira?
- Você participa ou tem interesse de participar de algum grupo que pensa e age em prol de causas importantes para a sociedade? Qual? Em que área?
- Na empresa onde você atua, há espaço para que os jovens sejam ouvidos? De que forma?
...