A REVOLUÇÃO FRANCESA
Por: Willis Everdeen • 22/11/2016 • Artigo • 252 Palavras (2 Páginas) • 483 Visualizações
REVOLUÇÃO FRANCESA
Naquela época a França se encontrava em uma situação social muito grave , que fez com que o povo fosse as ruas tomar o poder que naquela época estava nas mãos do Luis XVI e arrancar do governo a monarquia e também era do Luis XVI .
Igualdade , Igualdade e Fraternidade que resumia o desejo do terceiro estado ( trabalhadores urbanos )
Com isso muitos burgueses começaram a migrar para outros países , mas a família real que também tentou fugir da situação acabou sendo pega e guilhotinados em 1793 , e os bens que pertenciam da igreja também foram tomados.
Surgimento dos girondinos ( alta burguesia )trabalhador fora
Surgimento dos jacobinos ( radicais ) trabalhador dentro
A Fase do Terror
Em 1792 os Jacobinos assumem o poder e organização da guarda nacial , que recebia ordem de exterminar todos aqueles que era contra a nova forma de governo .
Conclusão
A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. Os ideais políticos (principalmente iluministas) presentes na França antes da Revolução Francesa também influenciaram a independência de alguns países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil
...