A Responsabilidasde Ambiental
Por: uhkjk • 14/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.088 Palavras (5 Páginas) • 134 Visualizações
[pic 1]
Escola secundária de Molelos
TRANSPORTE DE SEDIMENTOS
[pic 2]
Trabalho realizado por:
André Oliveira nº2
Miguel Gonçalves nº13
2 de outubro 2019
INTRODUÇÃO
Até se formar uma rocha sedimentar, ela mesma passa por duas fases: a sedimentogénese e a diagénese. Na sedimentogénese ocorrem quatro fenómenos: a meteorização [as rochas pré-existentes são alteradas física e quimicamente]; a erosão [os sedimentos resultantes da meteorização são removidos]; o transporte [os sedimentos resultantes da erosão são transportados a curta, média ou longa distância] e a sedimentação [Quando o material que esta a ser transportado perde energia, o material deposita-se contribuindo para a formação de sedimentos]. A sedimentação apesar de acontecer em meios terrestres e aquáticos, acontece maioritariamente em meios aquáticos. Os materiais transportados sedimentam após a precipitação]. Na diagénese ocorrem apenas dois fenómenos, que são: a compactação [os sedimentos tornam-se mais compactos à medida que há deposição de sucessivas camadas, apresentando uma posição próxima da horizontal] e a cimentação [os diferentes sedimentos ficam unidos formando uma rocha compacta].
O objetivo desse trabalho consiste, essencialmente, em praticar os conhecimentos teóricos adquiridos em aula, ao longo da disciplina Biologia e Geologia e a partir dessa visão, tivemos como objetivo principal, a simulação do agente transportador de uma rocha sedimentar, com sedimentos de diferentes tamanhos e água, de maneira a reproduzir o que acontece na Natureza. Não menos importante que o objetivo anterior é a oportunidade que esse trabalho nos proporcionou de ampliarmos os nossos conhecimentos sobre as rochas.
[pic 3]
[pic 4]
MATERIAL UTILIZADO
- Sedimentos de vários tamanhos;
- Tabuleiro de plástico;
- Proveta de plástico de 1000ml;
- Água.
PROCEDIMENTO
Após os materiais [sedimentos de diferentes tamanhos e proveta de plástico de 1000ml] estarem dentro do tabuleiro de plástico, começou-se por colocar os sedimentos de diferentes tamanhos na proveta de plástico de 1000ml. Seguidamente, adicionou-se água aos sedimentos que colocamos na proveta de 1000ml, e por fim agitou-se a proveta para simular o agente transportador [água, vento ou gelo]. Depois de se ter agitado bem, colocou-se a proveta juntamente com os sedimentos. Por fim colocou-se a proveta em um canto.
RESULTADOS
[pic 5]
[pic 6][pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10][pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
[pic 16][pic 17]
[pic 18][pic 19]
[pic 20]
[pic 21]
[pic 22]
[pic 23]
[pic 24]
INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS
Os fragmentos das rochas são transportados pelas águas ou pelos ventos para outros locais, onde se acumulam. Até o agente transportador [água, vento ou gelo] perder energia, e depois acumular-se, o agente transportador vai acumulando sedimentos de diferentes tamanhos. Se os sedimentos forem maiores, isso significa que o transporte foi curto, e caso os sedimentos apresentarem arredondamentos, e tamanho menor isso significa que o percurso foi longo, isso explica o facto de se ter utilizado [na experiência] diferentes tipos de rocha com tamanhos diferentes.
A gravidade é um dos mais importantes agentes no processo de transporte de sedimentos, assim como as correntes [de água ou de ar], que podem interferir de forma considerável nas formas e tamanhos de partículas. O tamanho também interfere na velocidade de assentamento dos materiais. Quando uma corrente perde energia, as partículas de maior dimensão são as primeiras a depositarem-se, e à medida que a corrente vai perdendo energia, cada vez partículas de menores dimensões vão se depositando. Isso explica o facto de na fig.2 e fig.3 os sedimentos de maior dimensão estarem no fundo da proveta de 1000ml, e à medida que vai subindo os estratos, as dimensões dos sedimentos são menores.
...