A Revolução Russa
Por: Mariana Escobedo • 16/4/2020 • Dissertação • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 143 Visualizações
Revolução Russa
Foi um processo revolucionário que instituiu o governo socialista na Rússia, e depois a Rússia acabou se tornando a união soviética.
Antes
- A Rússia passava por um regime chamado Czarismo, ou seja, era governando por imperadores, um regime absolutista;
- Regime autoritário e violento;
- Sem leis;
- Foi o último país a abolir o feudalismo, no final do século XIX;
- Era um país pouco desenvolvido;
- Era um país agrário;
- Economia ruim;
- Pessoas passavam fome;
- Pessoas se rebelavam contra o regime, porém muitas vezes sofriam as consequências, muitas morriam;
- Partido operário social democrata Russo -> se destacou por ser contra o czarismo. Era um partido político que tinha ideias socialistas, inspiradas nas ideias de Karl Marx.
Esse partido acabou sendo divido em dois: Bolcheviques e Mencheviques.
Bolcheviques
- liderados por Vladmir Lenin;
- Bolcheviques = maioria;
- Lenin teve a maioria dos votos .
Mencheviques
- liderados por Julius Martov
- Menchevique = minoria;
- Martov teve a minoria.
Guerra contra o Japão
- Rússia perdeu;
- Muitos russos participaram da guerra e morreram;
- Foi uma vergonha para o povo russo;
- Rússia afundou mais ainda.
1905 - O povo fez uma passeata pacífica na frente do palácio do Qzar, pedindo paz, alimentos, e melhores condições de vida. O que era pra ser uma passeata pacífica acabou virando uma chacina, uma vez que o qzar reganhou mal e mandou o exército atirar nas pessoas, e acabou matando mais ou menos 90 pessoas. Esse dia ficou conhecido como Domingo sangrento e também ensaio da revolução
Duma - vendo a revolta do povo e a pressão popular, Qzar falou para a população que iria convocar a Duma (foi a primeira vez em muitos anos), a assembleia da Russia, para que agora nesse momento fosse crido uma constituição. Como todos concordavam que a Rússia precisava de uma constituição, foi bem aceito por todos. Porém quando o “fogo” do domingo sangrento acabou e as pessoas foram se acalmando, Qzar resolveu dissolver a constituição e acabou que não deu em nada o “Chamamento” da Duma.
1914 - ocorreu a primeira guerra mundial.
Rússia teve um péssimo desempenho na guerra, uma vez que a Rússia ainda passava por uma crise econômica, faltava mantimentos, as pessoas estavam morrendo. Poucas pessoas da política e da população queriam que a Rússia fizesse parte da guerra, mas em contrapartida Qzar fez questão que a Rússia participasse. A insatisfação da população com o Qzar só aumento.
Então houve mais uma manifestação popular, o exercício se recusou ir contra a população e com isso o Qzar perdeu o apoio do exército e acabou por abdicar o trono.
A assembleia faz um governo provisório, com uma constituição, para tentar arrumar a bagunça que o Qzar fez. Porém esse governo provisório foi um caos, cada hora trocava de governante e os partidos não entravam em um consenso. Enquanto isso, Lenin voltou para a Rússia, ele antes estava exilado, por causa de suas ideias radicais que iam contra o governo.
Lenin já era influente na Rússia, e quando ele voltou, ficou mais ainda. Ele voltou com dois lemas “ Pão, paz e terra” e “Todo poder aos Soviets”.
Soviets - foi criado depois do domingo sangrento. Organizações de trabalhadores que se uniam para pedir melhorias. - acabaram se tornado importantes.
Durante
Governo Bolchevique
- Invasão do palácio de inverno - 25 de outubro de 1917 - se concretizou a revolução Russa;
- Governo autoritário;
- Governo controlava todos os sindicatos, a parte dos soviets, rouba a produção dos agricultores (falavam que iriam dividir entre a população).
- Reconheceu a posse de terra dos servos, ajudou a alimentar a população e principalmente tirou a Rússia da primeira guerra mundial - Em 1917, pelo tratado de Brest-Litovsk (tratado ruim para a Rússia, pois a mesma teve que dar vários territórios para a Alemanha);
- Mudou de nome para Partido comunista;
- Lenin decretou que poderia só um partido existir;
Exército branco - Eram os mencheviques, pessoas que foram tiradas do poder, antiga aristocracia russa. Esse exército começa a lutar contra o governo (exército vermelho), gerando uma Guerra civil (1918-1921).
Comunismo de guerra - decretado por Lenin, medidas para que o exército vermelho vencesse a guerra. Principal ação do comunismo de guerra - Estatizar todos os setores da economia. Com isso o exército vermelho conseguiu vencer a guerra civil.
...