TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Transformação Da Sociedade E Do Sujeito

Monografias: A Transformação Da Sociedade E Do Sujeito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

Transformação da Sociedade e do Sujeito

A produção aqui busca propor a formação do aluno como sendo o instrumento construído pela sociedade. São investigados para tanto aspectos social, políticos e econômicos, já que estes são indissociáveis para a formação do cidadão. A fundamentação da analise tem como campo a escola, através da relação professor e aluno.

Como seres que estão em constante aprendizagem, sabedores de que a escola possui papel fundamental do desenvolvimento de capacidades para que o desenvolvimento do senso critico dessa sociedade na qual estão inseridos.È que procuramos saber qual a real situação da relação professor aluno e como a aprendizagem acontece dentro desse contexto.

O aluno atualmente não pode deixar de se perceberem e se perguntar qual sua função na sociedade e se estão participando das transformações ocorridas em todo mundo, dessa forma conseguiremos formar um aluno capaz de dialogar, interagir e interagir com todos.

Para perceber que o aluno é construtor e construído pela sociedade é necessário fazermos primeiro um diagnostico individual de cada, para que dessa forma detectarmos as inúmeras realidades do grupo no qual trabalhamos.

Um outro prisma que podemos ter é sobre a sociedade atual sofre inúmeras interferências políticas, econômicas, tecnológicas e isso também ocorre dentro das escolas e os professores necessitam compreender quais os conhecimentos necessários para tornar o aluno agente de transformação social, pois precisamos mostrar ao aluno que também podemos modificar o que está aí historicamente dito através de ações conjuntas e nos libertar desses conceitos em que devemos está alienado aos mais ricos.

O homem é um ser social e faz parte das relações sociais, a partir desse pressuposto a escola tem que ser um lugar de criação e produção de saber, sendo assim entendido o aluno e o professor tem que ser pessoas que se relacionam na dinâmica de uma sociedade que está em constantes transformações.

A maioria das pessoas obedece a métodos impostos pela sociedade sendo alienado por esses costumes. Quando mostramos para os alunos que vivemos em uma sociedade capitalista onde os valores na maioria das vezes são medidos de acordo com o que se tem, passamos para eles a idéia de que quanto mais se tem mais se vale e isso é histórico, a sociedade cria as pessoas com essa visão, podemos dar um exemplo para os alunos do ser construído pela sociedade através das escolas públicas centrais e as escolas públicas das periferias, onde mesmo ambas sendo de ensino público elas possuem grandes diferenças formando assim alunos com diferentes níveis de conhecimento em ambas as escolas.

Precisamos trabalhar com os alunos metodologias que mostre que ele é capaz de modificar a sociedade, sendo ele um sujeito do seu tempo, aberto a discussões e interações com o novo e que esteja preparado para obter novas informações, só assim ele será protagonista na mudança de sua sociedade e terá contribuído para a história de outras pessoas

ATIVIDADE PARA REALIZAR EM SALA DE AULA

Os alunos na faixa etária de 7 a 10 anos irão realizar a apresentação de uma peça teatral, na qual seu contexto será a vivencia antiga do setor rural de uma cidade, o grupo irá utilizar o cenário especifico rural, além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com