A queda da casa de Usher
Por: ju24 • 10/10/2015 • Resenha • 371 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
A queda da casa de Usher
Este conto sombrio de Poe retrata a decadência física de uma casa em conformidade com a decomposição moral e psicológica de seus habitantes, dois irmãos que cultivam uma estranha relação. A história é narrada na primeira pessoa por um amigo do protagonista, intencionalmente não identificado na trama.
Este personagem recebe um convite de Roderick Usher, vítima de uma enfermidade que gradualmente degenera seu organismo. Ciente da proximidade da morte, ele lhe propõe que passe ao seu lado os momentos derradeiros de sua vida. Como não poderia deixar de ser, alguém que viveu à parte da sociedade, na mais completa rejeição de tudo que simboliza a existência, só poderia perecer em seu próprio universo particular.
Talvez por esta razão a casa na qual permaneceu recluso por tanto tempo não possa sobreviver a sua partida, pois ambos são indissolúveis. E, como o título do conto revela, o casarão que abriga Roderick e Madeline partilha do mesmo destino de seus últimos proprietários.
Como toda obra do autor americano, esta história espelha o grave desequilíbrio psíquico de seus personagens principais. Ele mergulha fundo nos labirintos sombrios do inconsciente e segue implacavelmente os rastros dos horrores presentes na alma do Homem.
Todos os elementos da narrativa refletem um caráter de abatimento, de desencanto geral e de prostração moral. Tanto a paisagem invernal quanto o contexto adotados se encaixam no estilo do conto. Assim, o autor escolhe o clima frio, a atmosfera outonal, o céu cinzento e nuvens sinistras.
Tudo na história remete à melancolia e o medo é um ingrediente essencial da trama, pois a intenção é provocar um tom de estranhamento, daí a opção por uma narrativa fantástica. No interior deste gênero é possível representar as angústias e sofrimentos intensos do protagonista, mergulhado em uma ruína mental que contagia a própria casa. No decorrer de sua doença Roderick terá que enfrentar o que sempre lhe provocou perturbação e tensão, a mudança em seu cotidiano.
Semelhança entre os contos:
A queda da casa de Usher e Noites de taverna
A semelhança entre os contos é uma concepção de amor idealizado, cultiva também o tema da morte, levando seus textos sempre um timbre amargurado. Nesta mesma vertente gótica, Edgar Allan Poe renova este gênero do terror, mistério e morte.
...