A queda da casa de Usher
Por: Maryana Tavares • 1/3/2016 • Resenha • 1.391 Palavras (6 Páginas) • 363 Visualizações
The yellow wallpaper and A cat in the rain: Uma análise através da teoria “Gender” Ellis (2005)
Maryana Josina Tavares da Rocha
Profa: Rosângela Nunes
Universidade Estadual de Alagoas
Marytavares_14@hotmail.com
A cat in the rain - Ernest Hemingway.
O conto “A cat in the rain” conta a história de um casal de americanos que estão de férias na Itália, e se encontram presos no hotel por conta da chuva. A esposa americana ao ver pela janela uma gata na chuva vai busca-la, frustrada ao não conseguir resgata la, a esposa inicia um dialogo a respeito de coisas matérias, corte de cabelo em busca de tentar chamar atenção de seu esposo que respectivamente não demonstra nenhuma atenção.
A cat in the rain tem como personagens: A esposa americana, George o esposo, o dono e a empregada do hotel, e a gata.
Inicialmente não sabemos o sexo do animal que desperta o desejo da americana. Escrito em inglês, o substantivo Cat é neutro, utilizado para o masculino e o feminino. Porém no decorrer do conto o autor nos dá pistas que se trata de uma gata.
The American wife stood at the window looking out. Outside right under their window
a cat was crouched under one of the dripping green tables. The cat was trying to make
herself so compact that she would not be dripped on.
O autor usa o pronome reflexivo feminino herself para se referir a gata. Outra pista que o mesmo nos dá é no final do conto quando a empregada a mando do dono do hotel leva o animal para a Americana e autor se refere ao mesmo como tortoiseshell cat, tipo de pêlo encontrado quase exclusivamente em gatas.
She held a big tortoise-shell cat pressed tight against her and swung down against her body."Excuse me," she said, "the padrone asked me to bring this for the Signora."
Podemos relacionar a gata na chuva e a esposa americana , pois ambas estariam em situações em que demonstram fragilidade da mulher perante a uma sociedade machista e opressora. O desejo de ter a gata também nos passa a ideia do desejo da maternidade.
No conto o esposo George é nomeado e a esposa não. No relacionamento dos dois, percebemos que a esposa é completamente ignorada, tenta chamar atenção com coisas materiais, e o marido não demonstra nenhum interesse pela mesma, e quando se cansa de escutar suas reclamações a manda se calar. Vemos a insatisfação pela mulher e a opressão do sexo masculino sempre dando ordens e tomando as decisões no relacionamento.
De acordo com Oliveira, o escritor, com tal estratégia “enfatiza a concepção de
uma sociedade reconhecidamente masculina, dando ao marido um nome − George − e
transmitindo a idéia de que a própria sociedade é mantenedora de uma hierarquia
originalmente discriminatória com relação à mulher, ao feminino” (OLIVEIRA, 1990,
p. 57).
O suspense do conto ocorre quando o narrador está lendo a história para Usher e começa a ouvir os mesmos barulhos e a sentir a mesma angustia e medo que Usher.
O cavalo de baloiço vencedor D. H. Lawrence
O cavalo de baloiço vencedor retrata a história de um jovem rapaz e sua obsessão em conseguir dinheiro para sua família. Em busca de manter o padrão de seus familiares o
jovem através de seu cavalo de baloiço tenta descobrir os vencedores nas corridas de cavalo. Sua grande descoberta é sobre o cavalo vencedor da grande corrida; sua descoberta o leva a morte, deixando assim sua mãe rica e com um filho a menos.
O narrador onisciente conta a história na terceira pessoa, às vezes na primeira pessoa; conhecendo as emoções e os pensamentos dos personagens.
O personagem principal é Paulo, jovem rapaz em busca de dinheiro para resolver a infelicidade da mãe. Apesar de ser através do cavalo de baloiço que Paulo consegue os nomes dos cavalos vencedores , o mesmo objeto também demonstra a inocência e infância de Paulo.
Hester é mãe de Paulo,a personagem é infeliz com seu casamento e com sua família e demonstra não ter amor por seus filhos. A mesma está sempre em uma busca por mais dinheiro, não se contentando com o padrão de vida que leva.
...