Arcadismo
Monografias: Arcadismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Everton • 10/8/2014 • 984 Palavras (4 Páginas) • 497 Visualizações
> Contexto Sócio Histórico
O arcadismo que emergiu com o movimento de reação ao exagero e ao estilo rebuscado do barroco, chega a Portugal e ao Brasil no século XVIII conhecido também como o “Século das Luzes”. Esse período foi marcado pelo iluminismo dos filósofos Franceses como: Montesquieu, Voltaire, Rousseau, Buffon, entre outros, que colaboraram com o enciclopedismo (feito por Denis Diderot e D’Alembert), e pelo empirismo cientifico de John Locke, David Hume, Aristóteles, Francis Bacon, entre outros. Foi uma época em que tanto a Europa quanto a América, passavam por profundas transformações culturais, políticas e sócias. Na França ocorreu o fortalecimento da burguesia e consequentemente o enfraquecimento do absolutismo monárquico, processo esse que intensificou com a Revolução Francesa. Em Portugal aconteceu conflitos entre o estado e a igreja. O regime desportivo esclarecido era lutado pelo Marques de Pombal é fortemente caracterizado pelo anticlericalismo e pela expulsão dos jesuítas de todo território português, inclusive no Brasil, já que era colônia de Portugal. Na América, ocorreu ainda no século XVIII a independência dos Estados Unidos (EUA) e no Brasil a inconfidência mineira, com o apoio de vários escritores da literatura árcade, dentre eles: Claudio Paulo Manuel da Costa, Tomas Antonio Gonzaga e Freire Santa Rita Durão.
> Características do Arcadismo
O Arcadismo no Brasil aconteceu na segunda metade do século XVIII, entre 1768 até 1836. No momento do auge do ciclo do ouro na região de Minas Gerais. E também a difusão do pensamento iluminista, principalmente entre os jovens intelectuais e artistas de Minas Gerais.
As principais características do arcadismo brasileiro são: idealização da vida no campo, idealização da mulher amada, a cidade era vista como um local de sofrimento, linguagem simples, abordagem de temas épicos.
> Autores Principais
Cláudio Manuel da Costa (1729-1789) – Produziu poemas com temática pastoril, com estrutura perfeita de soneto, além de trazer reflexões sobre a vida, sobre a moral e sobre o amor. Sua principal obra foi Vila Rica.
Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) – Considerado um dos mais destacados entre os poetas árcades. Na obra Marília de Dirceu pode-se perceber a presença da expressão sentimental, conjunto de frases feitas sobre os encantos da amada, qualidades do pastor.
Brasílio da Gama (1741-1795) – Celebre por seu poema épico O Uraguai, sendo um marco no nacionalismo literário brasileiro por ser precursor na utilização do índio como personagem ficcional principal.
Frei José de Santa Rita Durão (1722-1784) – A única obra dele foi o Caramuru que foi essencial para o estudo da literatura brasileira árcade.
> Análise de um Poema do Arcadismo brasileiro
Soneto
LXII
Torno a ver-vos, ó montes; o destino
Aqui me torna a pôr nestes oiteiros;
Onde um tempo os gabões deixei grosseiros
Pelo traje da Côrte rico, e fino.
Aqui estou entre Almendro, entre Corino,
Os meus fiéis, meus doces companheiros,
Vendo correr os míseros vaqueiros
Atrás de seu cansado desatino.
Se o bem desta choupana pode tanto,
Que chega a ter mais preço, e mais valia,
Que da cidade o lisonjeiro encanto;
Aqui descanse a louca fantasia;
E o que té agora se tornava em pranto,
Se converta em afetos de alegria.
Claudio Manoel da Costa. In: Domício Proença Filho. A poesia dos inconfidentes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002, p.78-9.
Esse poema de Claudio Manoel da Costa é um soneto e um soneto é um poema de forma fixa. Sempre apresentará a mesma estrutura,
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