As Cidades Sustentáveis
Por: Vanessa Conceicao Souza Santos • 19/3/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 2.020 Palavras (9 Páginas) • 150 Visualizações
INTRODUÇÃO
A procura de mais oportunidades de emprego, pessoas seguem rumo às grandes cidades em um movimento que se dá desde a revolução industrial. No entanto, cidades mais repletas de indivíduos são altamente poluídas, sendo um grande chamativo para doenças respiratórias. Segundo as Nações Unidas, é projetado que 5 bilhões de pessoas morem em zona urbana até 2030. A busca por uma resposta menos poluente, fez um grupo de arquitetos de origem italiana desenvolver um plano de cidades autossustentáveis do futuro.
Na contemporaneidade, diversas zonas urbanas ao redor do planeta tornaram-se com alto risco de criação de doenças por conta de as mesmas serem poluídas, sujas, não arborizadas, carentes de infraestrutura necessária, com exagero de trânsito, sendo assim, os principais responsáveis pela fragilidade social e por aumentar as problemáticas voltadas a área de saúde de sua população, dessa maneira, a elaboração de uma solução para reverter a situação, torna-se necessária.
A teoria de Gaia defendia o planeta Terra como um organismo vivo, nessa mesma linha de raciocínio, as zonas urbanas também podem ser entendidas da mesma forma, ou seja, apresentam capacidade de se autorregular. Quando um ser humano está gripado, o seu corpo, naturalmente, cria defesas para combater o vírus e expeli-lo. Sob a mesma lógica fisiológica, a Terra é obrigada a combater naturalmente o aquecimento global, porém, como ocorre em grande escala, o resultado é desastroso, dando ainda mais impacto no aquecimento global.
Sendo assim, o trabalho possui como finalidade trazer o conceito, características e exemplos de cidades sustentáveis, dando ênfase principalmente para a importância da construção das mesmas.
O QUE SÃO CIDADES SUSTENTÁVEIS.
As cidades sustentáveis, nada mais é do que aquelas que adequam os seus padrões de vida (produção e consumo), dentro de aspectos econômicos e socioambientais, aplicando ações para impactar diretamente e positivamente na sustentabilidade, podendo citar a melhora na matriz enérgica, educação, destinação de resíduos, etc.
Ao pensar em desenvolver uma cidade sustentável, é necessário pensar não somente no ponto econômico e social, porém também, no ambiental. Ao debater sobre a temática, é notável que a sustentabilidade é um propósito para toda a espécie humana, pois, os indivíduos ao possuírem hábitos onde levam os recursos naturais ao esgotamento, trazendo também como consequência, a destruição de fauna e flora.
A partir dessas situações, países que integram a ONU, possuem como alvo a sustentabilidade, gerando assim os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), possuindo 17 tópicos sobre o assunto, mas resumidamente em cinco tópicos como meta, sendo elas:
- Pessoas: expressa a intenção de acabar com a pobreza e a fome no mundo
- Planeta: compromisso com a preservação ambiental, através do consumo e produção sustentáveis e gestão sustentável dos recursos naturais
- Prosperidade: foca em garantir a realização pessoal de todos, contribuindo para o progresso econômico, tecnológico e social em harmonia com os ecossistemas
- Paz: promoção de sociedades pacíficas, inclusivas e justas
- Parceria: os ODS devem ser buscados por meio de parceria entre nações, governos, organizações da sociedade civil, empresas e cidadãos.
Sendo em nível global, essas metas possuem como finalidade, incluir estratégias para o desenvolvimento sustentável nas cidades.
AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE EM SERVIÇOS
Apesar de já saberem o conceito de sustentabilidade, muitos indivíduos não sabem como iniciar hábitos sustentáveis, existem maneiras e formas de desenvolver ações que a longo prazo diminua a poluição presente no planeta.
Inicialmente, políticas de incentivo para empresas, podem ajudar bastante. O Fundo de Inovação em Meio Ambiente, da Inseed, é um ótimo exemplo, investem em empresas que estão em estágio inicial, possuindo um padrão de desenvolvimento voltados a energia limpa, sustentabilidade e diminuição de impactos ambientais. Ações simples como destinação adequada de resíduos, resulta na melhora da reputação das empresas e aumento de renda.
Políticas públicas, também é um ótimo recurso a ser debatido, cidades onde a gestão possui como objetivo planejar meios para destinar os resíduos presentes nas cidades, diminuindo assim, a quantidade de lixo em aterros sanitário, beneficiando a autonomia e inclusão social dos indivíduos.
Ações voltadas a mobilidade também é um ótimo recurso para o desenvolvimento sustentável, como iluminação adequada, aumento de ciclovias, diminuição de transportes automotivos, desenvolvimento de bairros em detrimento dos centros, entre outras maneiras.
A conscientização é essencial para que o objetivo principal seja alcançado, gerando mudança em hábitos rotineiros e trazendo como consequência a diminuição da poluição presente na Terra.
CIDADES SUSTENTÁVEIS PRESENTES NO BRASIL
Sendo a cidade mais populosa do país, sendo também a maior cidade da América Latina, São Paulo enfrenta desafios para diminuir o desenvolvimento de gases poluentes atmosféricos. Investimento na ferrovia, ônibus elétricos, fracionamento de carros, para que a população se sinta mais motivada em meios menos poluentes como caminhada, bicicleta, entre outros.
Florianópolis, também faz parte da lista de cidades brasileiras que se organizam para possuir um estilo de vida mais sustentável, desenvolvendo hábitos como a reutilização de água de chuva, implementando medidas como IPTU sustentável, materiais sustentáveis nas construções de casas e prédios.
Curitiba, sendo uma das cidades com baixo índice de poluição do Brasil, preserva mais de 30 locais de preservação da natureza, contando ainda com uma rede de transporte público diferenciada, com baixos níveis de poluentes, com acessibilidade a todos os moradores.
DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE URBANA
Ao fazer a comparação das cidades de antigamente com as da contemporaneidade, é perceptível o aumento de moradias e empresas presentes nos territórios. Apesar de já existir ideias, para a diminuição da poluição nas cidades, desafios são enfrentados diariamente, para as ideias serem colocadas em prática.
Inicialmente, é preciso entender que os problemas que ocorrem em São Paulo, é diferente dos problemas encontrados em Londres, por exemplo. Os principais desafios dos países desenvolvidos, são para encontrar fontes de energias alternativas para converter os combustíveis fósseis, outra questão também seria no setor social, onde o aumento de áreas periféricas por conta de imigrantes ilegais acaba se tornando uma problemática a ser discutida. Segundo Pedro Jacobi, professor da Faculdade da Universidade de São Paulo, nos países em desenvolvimento, como o Brasil, as questões são mais básicas, sendo necessário discutir sobre o destino de lixo, qualidade de transporte público, falta de áreas verdes e a questão de moradias em locais irregulares, porém, a busca do objetivo é o mesmo, que seria a construção de cidades sustentáveis.
...